preloader

Professores da IMED são reconhecidos no Prêmio Pesquisador Gaúcho 2021

Pesquisas desenvolvidas na instituição na área de Arquitetura e Urbanismo e o programa #TeuFuturo foram destaque na premiação

Dois professores e pesquisadores da IMED foram agraciados com o Prêmio Pesquisador Gaúcho 2021 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), vinculada à Secretaria Estadual de Inovação Ciência e Tecnologia (SICT).

Alcindo Neckel, do Mestrado em Arquitetura e Urbanismo, e Amilton Martins, líder do InovaEdu – Laboratório de Ciência e Inovação para a Educação da Fundação IMED, tiveram seus trabalhos de pesquisa e inovação reconhecidos pela premiação, que tem como tema “A ciência à serviço da sociedade”.

Neckel tem mais de 15 anos de experiência na coordenação de projetos de pesquisas e de extensão na área de Arquitetura e Urbanismo, recebeu dezenas de prêmios científicos e publicou diversos livros, capítulos, artigos em anais de eventos nacionais e internacionais e, principalmente, artigos em periódicos de elevado impacto e reconhecimento.

Em suas pesquisas recentes, desenvolve o tema de cemitérios urbanos, considerando o aumento dos casos de mortalidade por Covid-19 e o uso de tecnologias inovadoras em modelagem 3D em BIM, com proposições voltadas à criação de políticas públicas para estes espaços.

Para o docente, ser reconhecido como pesquisador destaque na área de Arquitetura é uma conquista inigualável. “Estou muito feliz em ser agraciado, fui o único pesquisador do Norte a receber esse prêmio, então é um orgulho ainda maior. Certamente é a maior honraria em pesquisa científica do RS. Agradeço todas as pessoas que de maneira direta ou indireta contribuíram para a realização deste sonho”, destacou o docente.

O líder do InovaEdu, Amilton Martins, recebeu o prêmio na categoria Pesquisador no Setor Público, que valoriza inovações aplicadas ao serviço público. O Prêmio é resultado do Programa #TeuFuturo, que oportuniza a estudantes de ensino médio a descoberta e desenvolvimento do talento para seguir carreira em Ciência da Computação, oferecendo formação técnica e comportamental e conectando os estudantes com vagas de estágio ou primeiro emprego em empresas parceiras.

O Programa já formou 340 jovens e tem, em 2021, 700 bolsistas de escolas públicas em mais de 12 estados do Brasil. “É um reconhecimento do impacto real que estamos causando, tanto no apoio ao desenvolvimento de empresas, auxiliando na economia do nosso país, quanto na lógica de impacto social, porque oferecemos para os jovens, oportunidades reais de uma carreira altamente valorizada e que muda a realidade de suas famílias”, destaca.

Para ele, receber a premiação da FAPERGS é uma honra. “Uma alegria para a Fundação IMED, que, junto ao time do InovaEdu, faz um trabalho de grande impacto na educação básica desde 2014, com a formação de professores e programas como o Letramento em Programação e o #TeuFuturo”.

Sobre o Prêmio
A premiação, que tem como tema “A ciência à serviço da sociedade”, destaca a contribuição da ciência no combate à pandemia e o seu potencial em gerar inovação, riquezas e bem-estar, contribuindo para uma sociedade melhor. A solenidade de premiação será virtual, realizada por transmissão, com realização no período de 17 a 23 de outubro. A programação será divulgada, posteriormente, nos canais da FAPERGS.

 

Texto: Eduarda Perin

inscreva-se na nossa newsletter!

    EN