preloader

10 conhecimentos que todo programador iniciante precisa ter

Todo programador iniciante tem suas dificuldades na hora de começar a aprender e a verdade é que o Google, YouTube e até o TikTok estão lotados de pessoas ensinando e dizendo o que deve ser feito ou não.

E isso não é uma coisa ruim, mas pode trazer uma sobrecarga acompanhada de um sentimento de não saber por onde começar. É por isso que, para te ajudar ainda mais, a gente deixou nesse blog 10 conhecimentos que todo programador precisa saber pra não se perder nesse começo. Bora lá?

1. Entenda os conceitos básicos de programação

Para começar, é importante entender os conceitos básicos de programação, eles são a base que irá fortalecer sua mente para absorver qualquer aprendizado no futuro. Busque compreender as variáveis, operadores, condicionais e loops. Antes de escrever um código, estude a fundo cada um desses fundamentos.

2. Hardware e Software

Como o computador será seu companheiro durante muito tempo, saber sobre ele é fundamental, facilitando qualquer problema lá na frente: busque compreender como o hardware funciona, como se conecta com as partes da placa mãe, memória e outros componentes fundamentais.

 

O bom é que se você quiser fazer um upgrade ou então pequenos ajustes, não precisará chamar um técnico para isso.

  1. Saiba tudo sobre lógica de programação

Pra evitar que sua cabeça entre no “modo surto”, aprender a lógica de programação te prepara para lidar com algo totalmente diferente do que você já viu durante a realização de certos projetos no cotidiano. O objetivo não é decorar, mas planejar uma solução. Sacou?

 

  1. Aprenda uma linguagem de programação

Todos os programadores aprenderam pelo menos uma linguagem para começar. Nós até já publicamos um artigo sobre isso por aqui.

 

Leia também: Como aprender programação 🚀

 

Existem muitas linguagens de programação disponíveis, e cada uma delas tem seus prós e contras. Mas, como você está começando, o legal é escolher uma que seja fácil de aprender e tenha uma comunidade ativa que possa ajudá-lo nessa jornada, como, por exemplo: HTML, CSS e JavaScript.

5. Use um editor de código

Assim como um médico precisa de uma sala de cirurgia ou um jardineiro precisa de tesoura e outras ferramentas essenciais, você como programador usará um editor de código para escrever e editar seu trabalho.

 

Fique à vontade para escolher entre vários para começar. Dá só uma olhada nessas opções:

 

  • Visual Studio Code
  • Vim
  • CodeAnywhere
  • Atom
  • Sublime Text
  • Brackets
  • Notepad++

 

Para se dar melhor ainda, converse com algum programador que você conheça e pesquise os melhores recursos, preços e facilidades.

6. Boas práticas de programação

Sabe aquele ditado que diz “o detalhe faz toda diferença”? As boas práticas são um dos segredos que te farão ter sucesso na sua carreira. Elas ajudam a criar um código limpo, fácil de entender, reduzir erros e melhorar a qualidade do software.

Veja essas 3 dicas práticas:

 

  1. Código organizado: O código deve ser fácil de ler e entender para outros desenvolvedores. 
  2. Nomeie todas as variáveis: elas devem ser claras e descritivas para entender o que o código faz. Nomes curtos ou confusos só dificultam o entendimento.
  3. Documente o código: Comentar o código é uma das melhores práticas para explicar o que ele faz.

7. Banco de dados

Além da linguagem de programação, um programador iniciante consegue se destacar e se tornar mais experiente quando sabe banco de dados também. Ter esse conhecimento é considerado um dos pilares da carreira do programador. Veja alguns bancos populares desta área.

 

  • Mysql
  • PostgreSQL
  • mONGOdb
  • CassandraDB

8. Padrões de projeto

Padrões de projeto ou do inglês “Design Patterns” nada mais é do que solucionar problemas. Essa metodologia ajudará não só a identificar como qualquer sistema foi programado, mas também garantir que um software seja fácil de ser entendido e organizado por qualquer um que queira fazer melhorias nele sem estragar o código inteiro.

9. Visão sistêmica

Esse conhecimento valerá para toda sua carreira, mas é muito importante começar a desenvolver agora. O pensamento ou a visão sistêmica é uma habilidade de conseguir enxergar o todo em um objeto de estudo.

 

Em outros textos da ENTER, nós comentamos que programação é resolver problemas, mas pensa comigo: para chegar em uma solução é interessante descobrir de onde vem o problema e quais outras áreas ele impacta, certo? Ser programador é isso, ter uma visão ampliada do problema para saber o que fazer.

10. Soft Skills

Este conhecimento está em último lugar, mas não é porque é menos importante. As habilidades comportamentais precisam te acompanhar durante todos os dias da sua vida profissional. Saiba quais são, exercite-as e você voltará aqui no futuro para nos agradecer depois por essa dica.

Veja também: Soft Skill e Hard Skills para futuros programadores

Curtiu saber quais são as etapas para cair de cabeça no mundo da programação? A partir de agora você tem um arsenal de estudos que te ajudarão nos próximos passos. Se liga que lá no Instagram temos várias dicas também. Segue a gente e sucesso!

 

A gente se vê no próximo blog.

inscreva-se na nossa newsletter!

    EN