preloader

Python – tudo que você precisa saber sobre essa linguagem de alto nível

Se você já aprendeu tudo sobre front-end, HTML, CSS e JavaScript e quer evoluir para o próximo nível através da continuação do seu aprendizado, vamos descobrir juntos nesse blog tudo sobre uma das linguagem de back-end mais conhecida: Python.

 

Neste blog, vamos te contar o que é o Python, sua história, benefícios, vantagens, quais são as principais áreas que mais usam essa linguagem e por último um pouco sobre as empresas que usam essa linguagem de programação em seus produtos. Bora acelerar seu aprendizado?

 

Como tudo começou

 

O Python foi criado no final dos anos 1980 pelo brilhante programador Guido van Rossum, na Holanda. Inspirando-se por outras linguagens, como ABC e Modula-3, o Guido tinha uma visão diferente, porém muito clara de como iria criar uma nova linguagem de programação que fosse mais simples, legível e principalmente, altamente expressiva.

 

Sabe como esse nome surgiu? Ele foi inspirado pela admiração que o Guido tinha por um grupo de comédia britânico chamado “Monty Python”. Então para mostrar que nem sempre a programação precisa ser levada 100% a sério, o Python foi criado com um pouquinho de diversão e um toque de humor.

 

Eu ouvi vantagens?

 

Da comédia para o computador dos pobres programadores, o Python ficou popular ao longo dos anos e com razão. Ele tem uma sintaxe clara e elegante, o que deixa tudo mais fácil de aprender e ler. Ou seja, essa é uma linguagem que possui um estilo de escrita que enfatiza a legibilidade do código, facilitando a colaboração e a manutenção do projeto. 

 

Conhecido por sua versatilidade, o Python é uma “linguagem de colagem”, ele consegue se integrar com facilidade em outras linguagens e tecnologias. Seja para desenvolvimento web, análise de dados, aprendizado de máquina ou automação de tarefas, o Python estará lá pronto para o próximo projeto.

 

Quando dizemos que ele ficou popular, não é brincadeira não, uma coisa muito legal sobre essa linguagem é que existe uma comunidade gigantesca ativa e acolhedora no mundo inteiro com uma infinidade de: recursos, fóruns, tutoriais e bibliotecas disponíveis para você que vão te ajudar a resolver problemas e aprimorar suas habilidades.

 

Principais Recursos, Bibliotecas e Frameworks

 

E com uma grande comunidade, vem grandes recursos e bibliotecas para facilitar o desenvolvimento web, assim seu trabalho ganha eficiência e produtividade. Então, separamos algumas para você começar a investigar para quando for estudar de verdade, se liga:

 

Django: como um dos frameworks web mais conhecidos, o Django é amplamente utilizado para criar aplicativos web robustos e escaláveis. Com recursos poderosos, como autenticação de usuário, administração do site e ORM (Object-Relational Mapping), o Django consegue acelerar o desenvolvimento web.

 

Flask: se você prefere que um framework seja mais leve e flexível, o Flask é uma excelente escolha. Ele permite construir aplicativos web simples, mas poderosos, fornecendo as ferramentas essenciais sem impor muitas convenções.

 

Pandas: para análise e manipulação de dados, o Pandas é uma biblioteca essencial. Com sua ampla gama de recursos, como a estrutura de dados DataFrame, o Pandas simplifica tarefas complexas, permitindo que você trabalhe com dados de maneira eficiente.

 

Nós já falamos sobre ele neste post: pandas, muito mais do que animais fofos

 

NumPy: Essa biblioteca é uma das bases do ecossistema Python para computação científica. O NumPy fornece suporte para arrays multidimensionais e funções matemáticas de alto desempenho. Então fica a dia: ele é indispensável para tarefas relacionadas à ciência de dados e aprendizado de máquina.

 

Principais Áreas de Aplicação

 

Já falamos que o Python é popular, né? Outro fator que ajuda a manter esse status é o fato dele ser amplamente utilizado em várias áreas do TI, então mesmo que você opte por uma carreira, pode trabalhar em outra sem problemas, desde que sejam na mesma linguagem. Legal, né? E são nessas que o Python brilha:

 

Desenvolvimento Web: com os frameworks Django e Flask, Python é uma excelente opção para criar sites, APIs e softwares.

 

Análise de Dados: oferece bibliotecas como Pandas, NumPy e Matplotlib, permitindo explorar, visualizar e analisar dados de maneira eficiente.

 

Aprendizado de Máquina e Inteligência Artificial: as bibliotecas populares, como TensorFlow e PyTorch, tornaram Python a linguagem preferida para desenvolver modelos de aprendizado de máquina e algoritmos de IA.

 

Automação de Tarefas: frequentemente usado para criar scripts de automação, deixando com que você automatize tarefas rotineiras e economize tempo.

 

Empresas que Utilizam Python

 

É hora da verdade, nós descobrimos que quem usa o Python no dia a dia é, nada mais e nada menos do que as maiores empresas do mundo. O Google utiliza o Python em praticamente todas as suas plataformas e ferramentas: YouTube, Google Search e Google Cloud estão nessa também.

 

Outro exemplo é o Instagram, uma das redes sociais mais usadas no mundo, baseada em imagens foi construída com Python. Uma curiosidade interessante é que o Django é o framework principal utilizado para o desenvolvimento web no Instagram.

 

Aclamada pela crítica, a Netflix é outro exemplo que usa o Python. Sabe aquela seção “principais escolhas”? Pois é, o Python está lá, trabalhando no sistema de recomendação e ajudando a oferecer aos usuários uma experiência personalizada e atraente. Legal, né?

 

Saber que você se interessa por continuar os aprendizados e evoluir cada vez mais é motivo para comemorar! E o melhor de tudo é que agora você já sabe que o Python é a escolha perfeita para criar projetos web de sucesso quer você esteja construindo aplicativos web robustos, analisando dados complexos ou desenvolvendo algoritmos de aprendizado de máquina.

 

Segue a gente lá no Instagram e também aproveita para conhecer outros blogs sobre o mundo da tecnologia, educação e programação. Com a ENTER você leva suas habilidades de desenvolvimento para o próximo nível! 🎮

 

inscreva-se na nossa newsletter!

    EN