preloader

Estudantes como protagonistas do aprendizado

Laboratório de Ciência e Inovação para a Educação da IMED impacta a vida de jovens
por meio da aprendizagem ativa, educação maker e pensamento computacional

Os programas do InovaEdu – Laboratório de Ciência e Inovação para a Educação da IMED, como o Letramento em Programação e o #TeuFuturo, já fizeram parte da vida de milhares de jovens gaúchos.

Um deles é Victor André Gopinger de Morais. Ele é de Marau, cursa o 2º ano do Ensino Médio, foi aluno da primeira turma do Letramento em Programação e hoje faz parte do #TeuFuturo. “Comecei no Letramento em 2016 e, com muita força de vontade e coragem, completei os quatro anos de curso. Para mim, foi um marco. Uma prova que eu era capaz de desenvolver todo o conteúdo estudado”, conta Victor, que tem o sonho de se profissionalizar na área de TI.

 

Victor no Letramento em Programação, no final de 2016

O Letramento em Programação é promovido pelo InovaEdu, em parceria com o Instituto Ayrton Senna. A iniciativa oportuniza a inserção dos alunos no universo digital utilizando ferramentas gratuitas de programação computacional. Ao programar e construir projetos com o uso da programação, os estudantes desenvolvem competências fundamentais para a vida no século 21, como criatividade, resolução de problemas e cooperação.

Após a conclusão do Letramento, Vitor teve a oportunidade de fazer parte do #TeuFuturo. “Quando me inscrevi, veio o resultado: não poderia participar, pois não tinha uma tarde livre para o curso. Na hora, a frustração bateu, e, depois de muita conversa, consegui a vaga. A felicidade foi imensa. Depois de ter começado, percebi que era uma chance única de aprendizado e que valeu a pena todo o esforço para entrar”, conta.

Vitor hoje faz parte do programa #TeuFuturoO programa #TeuFuturo oportuniza a estudantes de ensino médio a descoberta e desenvolvimento do talento para seguir carreira na área de tecnologia, oferecendo formação técnica e comportamental. A formação está ligada ao programa Jovem-RS do Governo do Estado do RS, é 100% gratuita e já formou, até 2020, mais de 340 jovens.

Para Vitor, o trabalho contínuo de formação do InovaEdu é fantástico, pois propicia dinâmicas e métodos de aprendizagem intuitivos e desafiadores, auxiliando no aprendizado e impactando a vida de milhares de alunos como ele.

 

Texto: Eduarda Perin

inscreva-se na nossa newsletter!

    EN