preloader

3 dicas para começar uma carreira de programador no exterior

Saiba o que fazer agora para conquistar um sonho no futuro

 

 

Trabalhar na área de programação e tecnologia é o sonho de muitos estudantes de programação, agora imagina trabalhar e ainda conhecer um novo país, pessoas e cultura totalmente diferentes do Brasil e ainda viver uma experiência única de trabalho. Uau, nem parece de verdade, né? 

 

E se a gente te contar que isso tudo pode acontecer com você? Trabalhar para uma empresa gringa, receber em dólar, libra ou euro pode ser realidade! Para chegar lá precisa passar por um longo caminho que começa muito antes de comprar as passagens de avião.

 

Nesse texto vamos te dar uma colher de chá e contar um pouco desse “caminho das pedras” que você terá que passar para finalmente bater o ponto internacional.

 

Comece por aqui

Existe uma diferença entre trabalhar para fora e trabalhar de fora. E é aqui um dos pulos do gato: trabalhar para fora significa estar no Brasil e prestar serviço remoto (home office) para um empresa internacional enquanto o outro é precisar se locomover para se alocar para um país em que sua futura empresa está porque não tem outra alternativa.

 

Analise qual é seu objetivo e pense na sua vida atual. Antes de tomar uma decisão como essa é importante se planejar e calcular os riscos que envolvem gastos mensais, passagens aéreas e ainda cuidar do seu emocional, já que você poderá ficar muitos meses sem ver a família e amigos.

 

Sabendo disso, bora ver todas as dicas.

 

1. Ganhe destaque

Os recrutadores especialistas em tecnologia recebem diariamente inúmeros currículos e acessam diversos perfis no LinkedIn, então a chance de um deles se lembrar de você é pequena.

 

Por isso, encontre formas de se destacar se posicionando na internet usando canais estratégicos como o próprio LinkedIn, criando conteúdo para o Instagram ou escrevendo para um blog pessoal.

 

Marque presença na internet e pessoalmente ao participar de palestras, webinars e workshops. Publique suas impressões sobre esses eventos e aumente seu networking online.

2. Participe de projetos Open Source

Projetos Open Source são projetos de código aberto onde vários programadores podem participar. Juntos, conseguem solucionar problemas, aumentar o aprendizado, realizar melhorias e ainda propor soluções e alternativas.

 

Esse tipo de atividade favorece sua busca por emprego internacional porque você dialoga com pessoas do mundo inteiro, até mesmo brasileiros que já trabalham no exterior e que podem indicar seu perfil para uma empresa.

 

O legal da indicação é que se o candidato indicado for contratado, quem indicou recebe um valor em dinheiro. Por isso não tem nada de errado em pedir indicações.

3. LinkedIn

O LinkedIn é o maior portal para qualquer tipo de profissional no mundo inteiro. CEO’s do Google, Microsoft e outras grandes empresas de tecnologia estão presentes e usam a rede para encontrar talentos para ocupar suas vagas.

 

Se você ainda não tem um perfil por lá, crie um agora mesmo e acrescente suas experiências técnicas e comportamentais. Uma dica para ser encontrado mais rápido pelos Tech Recruiters é usar o campo de busca com as palavras chave: headhunter, tech recruiter, searching for engineers e em seguida filtrar para o país desejado.

 

Se conecte com essas pessoas e veja se algumas delas possuem vagas que sejam do seu interesse. Pode acontecer de demorar para ser respondido ou então nem receber resposta, não desanime, Continue fazendo seu melhor.

4. (Bônus) Comunidade

Uma dica bônus cai bem, não é? Bom, para aumentar suas chances de conseguir um emprego dos sonhos no exterior é participar e ser ativo em comunidades de programadores, desenvolvedores e outros profissionais ligados ao TI.

 

Mostre suas experiências, colha feedbacks, melhore constantemente suas habilidades e não tenha medo.  Parte desta conquista é ter coragem, sair da sua bolha e dar chance ao novo.

 

A Enter está sempre por aqui te ajudando a ser um profissional qualificado para o mercado seja com nossos cursos, blogs, rede social, professores e muito mais. Segue a gente lá no Instagram e no LinkedIn para não perder nenhuma dica: @entertech.

 

A gente se vê no próximo blog.

inscreva-se na nossa newsletter!

    EN