preloader

Check-list de currículo: Tudo que seu currículo deve ter para conquistar aquela tão sonhada vaga

A área de TI é uma das carreiras com maior demanda atualmente. Através da oferta de bons salários, uma comunidade engajada e oportunidades de estudos, um monte de gente sente vontade de iniciar ou migrar para este setor. 

 

De acordo com a Agência de Estatísticas do Trabalho dos Estados Unidos, a expectativa é que o emprego de programadores e designers de interfaces digitais cresça 13% entre 2020 e 2023, um crescimento significativamente mais rápido do que em outras ocupações. No Brasil, já foi previsto um aumento de 420 vagas até 2025.

 

Mas, com o aumento do número de desenvolvedores no mercado, é desafiador conseguir um emprego ou até mesmo uma entrevista de trabalho. O que você precisa fazer para se destacar dos demais candidatos? O primeiro passo é construir um currículo atrativo para chamar atenção dos tech recruiters. 

 

Vem com a gente aprender a montar um currículo do zero, com ou sem experiência na área de Tecnologia da Informação.

 

Por onde começar

A maioria dos recrutadores não passa muito tempo revisando currículos de programadores. Na verdade, o que acontece é que eles geralmente analisam cada currículo por uma média de apenas 6 segundos antes de decidir se o candidato se encaixa na descrição da vaga.

 

Por isso, o interessante é fazer um currículo de apenas uma página. Nossa dica é: prefira ser objetivo quando for colocar mais detalhes, mas lembre-se de não deixar nenhuma informação importante de fora.

 

Abaixo dividimos um currículo por partes e listamos todas as informações e o que incluir na hora de criar o seu. 

Perfil e Contato

Comece o seu currículo incluindo suas informações pessoais básicas, como nome completo, telefone e endereço de e-mail. Não se esqueça que todos esses dados precisam estar atualizados, afinal é por eles que os recrutadores irão te chamar para uma futura entrevista.

Experiência de Trabalho

Se você já tem experiência na área: comece pelo emprego mais recente e siga em ordem cronológica inversa. Liste o nome da empresa, o cargo ocupado e as principais responsabilidades e conquistas durante o período de trabalho em tópicos. Destaque somente as habilidades e conquistas que sejam relevantes para a vaga que você está buscando, combinado?

Se você não tem experiência ainda: lembre de todos os projetos que já criou em todos os cursos que você já fez nesta área. Se realizou estágios ou programas em bootcamps, inclua também seguindo a mesma ordem cronológica inversa, listada no parágrafo anterior.

Educação

Esta é a seção de formação acadêmica, liste aqui todos os cursos online e presenciais que já fez na área de TI. Coloque primeiro o nome da instituição, em seguida, o curso realizado e depois o período de estudo.

Certificações

Para exercer determinadas atividades, alguns cargos pedem algumas certificações bem específicas. Se você possui algumas, vale a pena adicioná-las nessa seção. Isso demonstrará domínio, compromisso com a aprendizagem contínua e o aprimoramento das suas habilidades técnicas.

Habilidades

Na seção de habilidades, destaque as linguagens de programação, frameworks, bancos de dados e outras ferramentas que você domina organizadas por grupos. Liste também suas habilidades em design web, testes de software, gerenciamento de projetos ou qualquer outra área que você acredita que tenha ligação com a vaga e a área que você estudou.

Atenção! Aqui é muito importante que você diga 100% a verdade, não adianta mentir no currículo apenas para conseguir a vaga. Então, se estiver aprendendo alguma linguagem, mas não tem segurança para exercer ainda, descreva essa futura habilidade como “conhecedor”, assim os recrutadores saberão que você está em processo de aprendizado.

Informações adicionais

Projetos pessoais, trabalhos freelance ou um portfólio online são ótimos para destacar nesta parte do seu currículo. Tem um link do GitHub? Inclua e também aproveite para inserir links de outros projetos ou, se couber, uma descrição breve sobre cada um deles. Isso permitirá que os recrutadores tenham uma ideia melhor do seu trabalho e das suas habilidades práticas.

 

Chegou a hora de colocar todas essas dicas em prática para avançar para o próximo passo: a entrevista de trabalho. Mas, esse é um assunto que ficará para um próximo blog. Uma última dica é sempre nos acompanhar pelo Instagram para receber mais dicas e se engajar com nossos enternautas por lá. Lembre-se também de adaptar o currículo de acordo com cada vaga e de sempre atualizá-lo com novas experiências e habilidades adquiridas.

 

Até o próximo blog!

inscreva-se na nossa newsletter!

    EN