preloader

Mais tempo para concorrer a bolsas do curso de programação do #TeuFuturo

Iniciativa busca desenvolver novos talentos e conectá-los a oportunidades de estágio ou primeiro emprego

Interessados em desenvolver carreira na área de tecnologia ganharam mais tempo para se inscrever na edição 2022 do programa #TeuFuturo. O prazo para concorrer a uma das 400 bolsas integrais para o curso de Programação Web foi prorrogado até 4 de abril. Podem concorrer estudantes ou formados no ensino médio de todo o País, que tenham entre 16 e 30 anos. Não é preciso ter experiência em programação. As inscrições serão recebidas pelo site meufuturodigital.org/teufuturo.

Totalmente online, o curso oferece mais de 270 horas de atividades, mentoria técnica e de carreira com profissionais do mercado tech e oportunidades de trabalho ou estágio mesmo durante o curso. Ao todo, serão oito meses de capacitação. Durante o programa, que é 100% online, os participantes serão desafiados na prática com conteúdos técnicos da Ciência da Computação, como programação e criação de jogos e sites, além de participarem de meetups de tecnologia e hackathons com empresas parceiras.

A formação também oferece horas de atividades comportamentais, onde os jovens aprendem sobre comunicação, empreendedorismo e colaboração, além de trocar experiências e dicas de como fazer um bom currículo, como se comportar nas redes sociais e como ter sucesso em uma entrevista de emprego.

Criada em 2013, a iniciativa é desenvolvida pelo InovaEdu – Laboratório de Ciência e Inovação para a Educação, vinculado à Fundação IMED, entidade sem fins lucrativos, com apoio das empresas Meta, Razor Computadores, Digital Business e Yaman, além do movimento Meu Futuro Digital.

Edição 2019 em Porto Alegre, quando o curso era presencial

Gap na TI

No Brasil, assim como ocorre em diversos países, o setor de TI enfrenta déficit de profissionais capacitados para preencher vagas de tecnologia. A estimativa é de que, até 2025, 797 mil vagas sejam abertas no Brasil, conforme dados da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom). No entanto, o País forma, em média, 53 mil profissionais ao ano, o que indica que, no mesmo período, 530 mil vagas não serão preenchidas. Ou seja, cerca de 106 mil ao ano.

Sobre o #TeuFuturo

Atualmente, o #TeuFuturo atua em mais de 250 cidades em todo o Brasil e está presente em 24 estados brasileiros. Em 2022, o objetivo é chegar a mil bolsas de estudo no decorrer do ano em todo o País. Até o momento, cerca de 3 mil estudantes brasileiros foram impactados pelas ações do #TeuFuturo, somando projetos voltados a estudantes de nível fundamental e médio.

 

Texto: Karen Vidaleti

inscreva-se na nossa newsletter!

    EN