preloader

Nomadismo digital

Como trabalhar de qualquer lugar do mundo

Já parou para pensar que a rotina de trabalho não precisa necessariamente ser uma rotina, com escritório, horários ou até mesmo um caminho fixo para chegar na empresa? 

Pois é, até poucos anos atrás todo mundo achava impossível trabalhar de casa, mas veja o que aconteceu em 2020 com a vinda da pandemia: tudo mudou.

 

É claro que antes dessa época já existiam vários nômades digitais espalhados por aí, são as mesmas pessoas que aparecem nos jornais com a manchete: “jovem larga tudo e viaja pelo mundo”. Para uns parece loucura, já para outros é o estilo de vida ideal.

 

Se você ainda não sabe muito bem o que é o nomadismo e quer conhecer um pouco mais deste estilo de vida, continue a leitura. 

 

Bora descobrir o que é isso e se você tem o perfil para viver assim.✈️

O que é ser um nômade digital?

Pra entender melhor esse significado, vem com a gente na raiz da palavra: “nômade” é aquela pessoa que não tem lugar fixo, que está sempre mudando de local. Igual aquela galera que você já conhece dos livros de história, só que mais modernos.

 

E “digital” porque precisam de uma conexão com a internet para trabalhar. Ou seja, o nômade digital é alguém que pode trabalhar de qualquer lugar desde que tenha internet, ou seja, essa pessoa não costuma ficar em um só lugar, mas tem a liberdade geográfica de se locomover sempre que quiser.

Como é este estilo de vida?

 

Existe uma lista imaginária de todos os prós e contras de viver assim. Vamos te aliviar e começar pelo pior. Como os nômades vivem em outro lugar, eles acabam renunciando boa parte de sua vida com a família e amigos. Aniversários, formaturas, batizados e muitas datas importantes são comemoradas a distância.

 

Quem quer ser nômade precisa ter um planejamento na ponta do lápis (pode usar um app, tá bom?) para controlar todas as finanças, ou seja, não é porque você não tem um aluguel ou um financiamento de uma casa para pagar que não haverão gastos com locomoção, acomodação, alimentação e lazer.

 

Mas, como toda moeda tem dois lados, a parte boa de ser nômade é poder conhecer novos lugares, culturas e pessoas totalmente diferentes do comum. Isso é um prato cheio para quem não gosta de rotina e trabalha com criatividade.

 

Antigamente ser nômade era até sinônimo para “jogar tudo pro alto”, mas hoje não passa de um mito. Afinal, várias empresas abriram a oportunidade de trabalhar remoto, ou seja, você como profissional de programação pode trabalhar para empresas brasileiras ou estrangeiras de qualquer lugar do mundo.

 

Leia também: 3 dicas para começar uma carreira de programador no exterior

Quero ser um nômade digital, o que fazer?

 

Ter disciplina, flexibilidade e inteligência emocional são só alguns requisitos para você começar a se desenvolver caso queira ser um nômade digital. O bom da área de tecnologia é que existem muitas vagas para home office.

 

Mas essa não precisa ser sua única opção, já que o trabalho freelancer também pode abrir várias portas para esse estilo de vida. O importante é saber que o trabalho te manterá na estrada.

 

Agora que você sabe o que fazer, veja também essas dicas:

 

  1. Pesquise o valor de tudo o que você precisará gastar previamente antes de viajar
  2. Tenha uma poupança financeira para qualquer tipo de emergência
  3. Contrate um seguro viagem e/ou saúde (para entrar em alguns países é obrigatório)
  4. Sempre avise sua família e amigos de onde você está para sua segurança

 

É claro que essas são apenas algumas dicas para você começar a refletir sobre essa mudança. Independente de sua escolha ou de quanto tempo levará para você realmente viver, assim nunca se esqueça de sempre buscar conhecimento para continuar sua evolução enquanto profissional.

 

Se você curtiu esse texto, continue acompanhando a Enter aqui no blog, queremos sempre te ajudar a tomar as melhores decisões profissionais, por isso sempre publicamos o melhor para você. Lá no nosso Instagram temos várias dicas também. Segue a gente e dê um enter na sua carreira!

 

Até o próximo blog.

inscreva-se na nossa newsletter!

    EN