preloader

Como aprender programação

Um jeito descomplicado para iniciar o aprendizado na área

 

A área da programação está entre as que mais crescem desde 2020 até agora e através disso inúmeras empresas começaram a prestar mais atenção nesse universo incrível da tecnologia e começaram a investir na criação de áreas especializadas em TI e também na contratação de profissionais com o objetivo de inovar em processos, produtos e serviços.

 

Muito além do salário, a programação se tornou uma carreira promissora para quem quer começar, ela traz vários benefícios tanto para você como para a sociedade.

O importante é saber que há pessoas que estão começando ao mesmo tempo que você e outras que já estão mais avançadas e pensar o seguinte: se elas conseguiram, você também pode e, no final do texto, vai perceber que dar este primeiro passo é bem mais fácil do que estava imaginando. Vamos lá?

É fácil aprender?

Assim como tudo que é desconhecido, aprender algo novo sempre dá aquele friozinho na barriga. Relaxa, isso pode ser só medo do que é diferente, aprender a programar envolve se desafiar, ter coragem e paciência.

Ninguém nasce sabendo e a melhor forma de encarar isso é errar e aprender com cada erro até acertar. Olha só o exemplo dos bebês: aprendem a andar depois de cair várias vezes e só conseguem falar uma palavra com todas as sílabas após balbuciar as erradas. Sacou?

 

Ou seja, antes de abrir seu IDE (plataforma onde escreve o código) e mandar rodar ou compilar o código, você aprenderá o básico e só depois irá avançar. Tudo depende das dificuldades que vão sendo superadas e do seu comprometimento. Vai chegar a hora de codar, mas será na hora certa, tenha paciência.

Aprenda sozinho ou em grupo

Lembra que existem mais pessoas estudando programação, assim como você? Pois é, o bom dessa profissão é que dá para se juntar a um squad (um time) e juntos desenvolver algum projeto para treinar. Essa é uma ótima dica para aprender a técnica, trabalhar em equipe, ouvir e ainda tirar dúvidas de conhecimentos de programadores que passaram pelos mesmos caminhos que você.

 

Olha só algumas coisas que você pode fazer sozinho ou em grupo para praticar e aprender a programar:

 

  • Sempre se atualize com as novidades da área
  • Participe de feiras de tecnologia (online e presencial)
  • Se envolva em workshops
  • Assista seminários
  • Se inscreva em hackathons e bootcamps

 

Se fizer tudo isso, ao longo de toda sua carreira sem sombra de dúvida irá colher os frutos deste desenvolvimento. Ah essa dica serve pra quem já começou também, viu?

Áreas da programação

Antes de saber como programar de fato, você terá definido seu objetivo dentro da profissão, este é o primeiro passo. Decida qual programador você será, como por exemplo: front-end, back-end, infraestrutura de TI, ciência de dados, ou segurança da informação. Se você não sabe o que faz esses profissionais, vamos te mostrar:

 

Front-end: programa tudo o que o usuário vê, ou seja, a pessoa que utiliza um site ou app visualiza na tela.

Principais conhecimentos para trabalhar: HTML, CSS, Javascript.

 

Back-end: faz toda a estrutura de softwares, sites e aplicativos. Ele é o profissional que trabalha nos bastidores dos projetos, ou seja, criando todas as interações.

Principais conhecimentos para trabalhar: HTML, Javascript, PHP, Pyton e Java.

 

Infraestrutura de TI: atuam como um setor em empresas, este profissional faz o planejamento e a manutenção em hardware e software.

Principais conhecimentos para trabalhar: banco de dados, serviços em nuvem, Python e Java.

 

Ciência de Dados: trabalha com informações que são imputadas em máquinas e também em modelos estatísticos.

Principais conhecimentos para trabalhar: estatística, Python, R e Machine Learning.

 

Segurança da informação: impede a ação de hackers e combate os vazamentos de informações nas empresas.

Principais conhecimentos para trabalhar: banco de dados, regras e protocolos de segurança (ISO 27001 por exemplo).

 

Existem algumas áreas que estão mais aquecidas do que outras atualmente e pode ser que o caminho para aprendê-las seja oposto ou complementar ao que você queira fazer.

Como aprender a programar

Cultive o bom hábito

Para ser um bom profissional em qualquer área, é necessário desenvolver a constância. Um cozinheiro precisa cozinhar sempre para ficar bom, um jogador de futebol precisa treinar todos os dias e um pintor, praticar e desenhar constantemente. Já deu para entender, né? 

 

Faça da atividade de programar um hábito, mesmo que seja só 30 minutos por dia. A prática traz a perfeição.

Método de aprendizado

Estudar por conta própria pode ser um desafio e tanto. É que quando você assiste apenas vídeos no YouTube (ou consome dicas de posts no Instagram/TikTok) se desanima já que eles não possuem um método de aprendizagem sólido. Consequentemente não verá progresso no seu esforço.

 

O método de aprendizagem é a forma como são estruturadas as aulas e atividades que os profissionais da educação criaram e que vão te acompanhar e dar apoio na sua caminhada. Assim você poderá progredir com segurança. 

Mentoria

Se o Mestre Yoda estivesse aqui ele diria: “um mentor, você deve ter!” E é mais ou menos por aí, um mentor faz toda a diferença no seu processo, é ele quem te dará o “caminho das pedras” e também o suporte para avançar para o próximo nível. Procure por um professor ou um amigo que já está na área para tirar dúvidas e conversar sobre a sua nova carreira.

 

Agora que acabou o texto, nós temos uma boa notícia pra você: a ENTER tem tudo o que você está procurando. Aqui você não só desenvolve a técnica e põe a mão na massa, segue um método validado por milhares de jovens e também aprende várias competências comportamentais que farão a diferença no mercado de trabalho.

 

E agora, bora estudar? Esperamos que tenha gostado dessas dicas, técnicas e também de saber mais um pouquinho sobre a carreira da programação. Aproveitando, já está seguindo a ENTER no Instagram? É xxx, cola lá que a gente se vê.

 

Até o próximo post!

inscreva-se na nossa newsletter!

    EN