preloader

Projeto Letramento em Programação realiza formatura da primeira turma

O Instituto Ayrton Senna lançou em 2015, o Letramento em Programação, cujo intuito é formar educadores de diferentes áreas do conhecimento para promover a prática da Programação em escolas públicas do país. O projeto foi iniciado em parceria com a Prefeitura de Itatiba-SP e hoje impacta centenas de estudantes do Ensino Fundamental do município.

Unindo esforços por um mesmo propósito, a IMED e o Instituto Ayrton Senna, juntamente com as prefeituras de Passo Fundo, Marau e Sananduva, trouxeram o Letramento em Programação para o Norte Gaúcho. No segundo semestre de 2016 foram iniciadas as atividades em 12 escolas dos três municípios envolvidos e o Projeto Bombeiro Mirim, de Passo Fundo.

 

Finalizando este primeiro ciclo do projeto, acontece no próximo sábado (03/12) a formatura do grupo participante, onde os jovens poderão apresentar seus projetos finais para pais, professores e convidados, e ao final receberão o certificado de participação no projeto.

As atividades iniciam às 14h, nas dependências da IMED.

Sobre o projeto

O Projeto Letramento em Programação visa impactar as escolas e comunidades inseridas de maneira científica, uma vez que serão aplicados testes consolidados de criatividade e raciocínio lógico, além de testes de habilidades socioemocionais e resolução de problemas, com vistas a desvelar as melhores técnicas e métodos, e analisar cientificamente os impactos da programação de computadores nos estudantes e professores participantes.

Como impacto social, será multiplicada de forma gratuita a metodologia e materiais do projeto, visando gerar empoderamento e transferência da metodologia para as escolas, que poderão fazer uso em todas disciplinas e áreas do conhecimento, transformando as aulas de informática que hoje se limitam a usar programas comerciais, para oficinas onde os estudantes e professores criem e compartilhem seus programas, com seus conteúdos e experiências local reverberando em uma plataforma de soluções educacionais feitas por professores e estudantes do mundo inteiro, mobilizando a escola para a autoria e protagonismo.

Em Passo Fundo, o Núcleo Norte Gaúcho é coordenado pelo professor Amilton Rodrigo de Quadros Martins, contando com a participação da professora Ariane Pazinatto, ambos da IMED, na formação dos professores. O objetivo do núcleo é multiplicar o projeto Letramento em Programação, aumentando o número de cidades no norte do RS, ampliando escolas e estudantes participantes, formando professores, construindo plataformas educacionais e material didático, desenvolvendo pesquisas científicas para compreender as melhores técnicas e métodos de ensino.

Projetos Futuros

Em 2017, a expectativa é consolidar o Letramento nos municípios parceiros e atrair mais municípios para a parceria, construindo, dessa forma, um polo educacional de vanguarda na região, sendo referência nacional na prática da Programação na Educação Básica.

Além disso, espera-se dobrar o número de municípios atendidos. Com o crescimento, esse será o maior núcleo do país em número de cidades atendidas.

Texto: Bruna de Mattos

inscreva-se na nossa newsletter!

    EN