preloader

Letramento em Programação é institucionalizado após aprovação de projeto de lei

Município de Tapejara é o primeiro do sul do Brasil a tornar o projeto permanente na rede municipal de ensino

Tapejara foi o primeiro município do sul do Brasil a aprovar um projeto de lei que torna permanente o Letramento em Programação na rede municipal de ensino, desenvolvido em parceria com o Instituto Ayrton Senna e a IMED.

“A aprovação do Projeto de Lei que dispõe sobre a instituição da política pública de letramento em programação no sistema municipal de ensino de Tapejara é muito importante para todos nós da educação. O objetivo é tornar permanente esse projeto nas escolas onde o Letramento já está sendo desenvolvido, e também incluir ainda mais escolas nos anos seguintes, assegurando então a continuidade desse projeto tão lindo, como atividade curricular do ensino fundamental do nosso município, visando a educação integral dos nossos alunos. É muito gratificante ver o desenvolvimento dos alunos e o quanto eles se envolvem para resolver os desafios propostos para eles, e eu acredito sim que por meio do Letramento em Programação, os estudantes já possuem uma grande oportunidade de fazer a diferença no futuro deles”, destaca Érica Luiza de Oliveira, Instrutora de Informática do município de Tapejara, professora e coordenadora do Projeto Letramento em Programação da cidade.

O Projeto de Lei do Executivo nº 104/2019 institui a Política Pública permanente para o desenvolvimento do projeto nas escolas, uma vez que os agentes municipais destacam como positivos os resultados alcançados em escolas de Tapejara com a experiência do Projeto de Letramento em Programação, desenvolvido em parceria com a Secretaria da Educação do município, e que possui repercussões em outras cidades do Norte do Rio Grande do Sul.

“O Município de Tapejara está de parabéns! Entendendo o valor que o programa Letramento em Programação gera para a Educação Integral, agora torna perene seus impactos em centenas, e logo em milhares de crianças. Parabéns Prefeito Vilmar Merotto, Presidente da Câmara e Proponente do PL Altamir Galvão Waltriche e Secretário de Educação Adenilso Aimi, e em seus nomes, todos os Professores e Estudantes de Tapejara. Estamos apenas começando!”, frisa o Líder no InovaEdu, Amilton Martins.

Letramento formou 1.100 estudantes em 2019

O Secretário de Educação de Tapejara, Adenilso Aimi, avalia que o Projeto Letramento em Programação é de fundamental importância para os alunos, pois são ensinadas habilidades aos estudantes. “Com a aprovação recente da lei pela Câmara de Vereadores por unanimidade, teremos o desenvolvimento do programa em todas as escolas do município”.

Sobre o Letramento em Programação

O Programa Letramento em Programação dirigido nacionalmente por Mozart Neves Ramos, Diretor de Inovação do Instituto Ayrton Senna, foi lançado em 2015 e tem por objetivo desenvolver habilidades para os cidadãos do século XXI, como fluência tecnológica, criatividade, resolução de problemas complexos e empreendedorismo, usando como vetor o pensamento computacional. O intuito do projeto não é formar programadores, e sim, por meio da programação, inspirar e despertar os comportamentos que potencializem essas habilidades.

No ano de 2016, o Instituto Ayrton Senna fechou uma parceria com a IMED, criando a primeira iniciativa do projeto no sul do Brasil, chamado Núcleo de Programação Norte Gaúcho, coordenado e executado pela equipe do InovaEdu – Laboratório de Ciência e Inovação para a Educação da IMED, em parceria com as Prefeituras Municipais de Carazinho, Coxilha, Ernestina, Getúlio Vargas, Lagoa Vermelha, Marau, Passo Fundo, Sananduva, Sertão, Tapejara e Tio Hugo, no Estado do Rio Grande do Sul.

 

Texto: Francine Tiecher

inscreva-se na nossa newsletter!

    EN