preloader

# LetProg 2023: desenvolvendo habilidades do século XXI na Rede Municipal de Ensino de Santa Maria/RS

O município de Santa Maria, por meio do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTEM) da Secretaria de Município da Educação (SMEd – SMA) participa pelo segundo ano consecutivo do Programa Letramento em Programação – LetProg. Em 2022, o município realizou um projeto piloto com três escolas e 75 estudantes.  No ano de 2023 conseguimos ampliar o programa para 20 escolas municipais, com a participação de 586 estudantes de 4º e 5º anos.

A escola Padre Gabriel Bolzan desenvolve o LetProg com duas turmas, uma de 4º ano e uma de 5º ano, sob a orientação da professora Giana Friedrich Gomes da Silva destaca que: “O desenvolvimento do Letramento em Programação trouxe um novo leque de atividades para as aulas de informática. Os alunos estão sendo inseridos em um mundo digital, no qual o pensamento e o raciocínio estão sendo estimulados. Tenho percebido que os estudantes se sentem desafiados, querem criar estratégias e se superar, o que faz com que aprendam a refletir suas ações e se desenvolver mais integralmente como estudantes preparados para o mundo moderno e digital.”

EMEF Padre Gabriel Bolzan – Atividade Tabuleiro no chão

Na EMEF José Paim de Oliveira, escola do campo, a professora Cristiane Gasparini da Rocha, desenvolve as atividades do programa com duas turmas do Ensino Fundamental, quarto e quinto anos, totalizando 30 estudantes, a professora enfatiza a importância das ações desenvolvidas: “O letramento em programação é um processo que visa desenvolver as habilidades dos alunos para compreender, criar e utilizar a linguagem de programação. Na escola estamos desenvolvendo uma vez por semana. No 4º ano está sendo desenvolvido todas as quintas feiras e no 5º ano nas sextas feiras.  As aulas são desenvolvidas de acordo com a OPA, são atividades desplugadas e plugadas. É desenvolvido gradualmente os conceitos e habilidades de programação, levando em consideração a faixa etária e o nível de conhecimento dos alunos. O planejamento adequado pode ajudar a garantir que os alunos estejam progredindo de maneira consistente e sejam desafiados a cada aula. O engajamento dos alunos da EMEF José Paim de Oliveira foi de 100%, os alunos estão muito empolgados no desenvolver das aulas. Podemos observar de maneiras específicas relacionadas à aprendizagem e à prática da programação uma excelente participação nas atividades de programação dos alunos estão envolvidos e estão participando ativamente das atividades práticas de programação, eles estão dispostos a experimentar, escrever código, programar e testar suas soluções. Estão encantados com as aulas do Letramento em Programação na escola.”

EMEF José Paim de Oliveira – Atividade Tabuleiro no chão

Enfatizamos que a participação das escolas municipais no LetProg é uma oportunidade para que os estudantes desenvolvam habilidades como criatividade, inovação, pensamento crítico, resolução de problemas, comunicação e colaboração. Também é importante ressaltar que as propostas desenvolvidas a partir dos planos de aula do projeto contribuem para o aprendizado das demais disciplinas que compõem o currículo escolar e podem ser integradas a vários objetos do conhecimento.

É importante ressaltar que após um período de quase dois anos de afastamento social e as severas lacunas no aprendizado de crianças e adolescentes, percebemos que é urgente a integração das tecnologias digitais na prática pedagógica. O Letramento em programação vem ao encontro desses desafios e está alinhado com as habilidades e competências da Base Nacional Comum Curricular, especialmente a Computação, proporcionando aos nossos estudantes atividades voltadas para o pensamento computacional, mundo digital e cultura digital.  Além de aprofundar os conhecimentos, estimular a pesquisa e resolução de problemas, para a formação integral dos estudantes precisamos estimular que eles sejam cidadãos críticos e fluentes digitalmente para que possam interagir na sociedade.

As coordenadoras locais do projeto compartilham que a ampliação de participantes na edição de 2023 do programa é uma conquista para o município e uma potente experiência para os estudantes.

É com satisfação que vejo o LetProg sendo implementado na Rede Municipal de Ensino de Santa Maria. Essa parceria estabelecida com a Fundação IMED teve início em 2022, por meio de um acordo de Cooperação Técnica. Inicialmente, o programa foi introduzido em três escolas, reconhecendo-se a importância de adotar o pensamento computacional como base fundamental. A experiência adquirida revelou a consistência do projeto LetProg, uma vez que apresenta uma abordagem metodológica abrangente. Desde a capacitação dos professores até o acompanhamento das ações e o fornecimento de recursos, como as OPAS, que subsidiam os docentes, percebe-se uma abordagem que se alinha com a introdução da computação no Ensino Fundamental. Com base na compreensão da relevância do programa, em 2023, houve uma ampliação para 20 escolas da Rede Municipal. Essa expansão visa proporcionar a um maior número de alunos a oportunidade de participar desse programa educacional que valoriza a iniciação à Computação. É gratificante testemunhar a implementação de iniciativas educacionais inovadoras em nossas instituições de ensino.” Maritê Medianeira Moro Neocatto, Coordenadora local LetProg

É emocionante receber as imagens e vídeos que os professores e professoras enviam da realização das propostas, percebemos a curiosidade dos estudantes e a atenção dos mesmos. Fico muito orgulhosa de poder contar com professores e professoras  comprometidos, e saber que estamos contribuindo para uma educação de qualidade para os estudantes da Rede Municipal de Santa Maria”, comenta Tatiana Palma Guerche, Coordenadora Local do Programa.

Texto por Tatiana Palma Guerche

inscreva-se na nossa newsletter!

    EN