A IMED recebeu na última segunda-feira (13/02) os Secretários de Educação dos sete municípios participantes da edição 2017 do Projeto Letramento em Programação. Na oportunidade, que contou com a participação do Coordenador Nacional do Projeto Letramento em Programação do Instituto Ayrton Senna, Adelmo Eloy, foi firmada a ampliação do Núcleo Norte Gaúcho, que dobrou o número de cidades atendidas.
Para a nova edição, serão mantidas as parcerias com as cidades de Passo Fundo, Marau e Sananduva, e terão inclusos os municípios de Carazinho, Tapejara, Coxilha e Lagoa Vermelha, que passarão a atender de 100 para 400 estudantes, que serão impactados diretamente nas sete cidades.
Sobre o Projeto
O projeto Letramento em Programação dirigido nacionalmente por Mozart Neves Ramos, Diretor de Inovação do Instituto Ayrton Senna, foi lançado em 2015 e tem por objetivo desenvolver habilidades para os cidadãos do século XXI, como fluência tecnológica, criatividade, resolução de problemas complexos e empreendedorismo, usando como vetor o pensamento computacional. O objetivo do projeto não é formar programadores, e sim, através da programação, inspirar e despertar os comportamentos que potencializem essas habilidades.
Sobre a parceria
No ano de 2016, o Instituto Ayrton Senna firmou uma parceria com a IMED, criando a primeira iniciativa do projeto no sul do Brasil, chamado Núcleo de Programação Norte Gaúcho, coordenado e executado pela equipe do InovaEdu – Laboratório de Ciência e Inovação para a Educação da IMED. A formatura da primeira turma contou com a participação de pais, professores, comunidade escolar e mais de 140 estudantes.
O Líder do InovaEdu, professor Amilton Rodrigo de Quadros Martins salienta que “a ampliação do projeto fortalece a parceria da IMED com o Instituto Ayrton Senna, ao mesmo tempo que aproxima os estudantes do que existe de mais qualificado mundialmente quando se fala em uso de tecnologia na educação, pois a programação de computadores está fortemente embasada da lógica de formar autores e protagonistas, desenvolvendo criatividade e potencializando a capacidade de resolução de problemas, habilidades essenciais para o cidadão do século XXI.”
As formações dos professores iniciam no dia 09 de março. Já as oficinas iniciam no dia 27 de março, consecutivamente nas 22 escolas integrantes do Projeto.
Texto: Francine Tiecher