preloader

Educação Integral através do Pensamento Computacional foi foco do 2º EduConecta21

Encontro online reuniu mais de 3.100 participantes, de 350 municípios de 20 estados brasileiros

A segunda edição do EduConecta21 – Rede de Educadores para Educadores teve como foco “Educação Integral através do Pensamento Computacional”. O encontro, realizado de forma online, reuniu mais de 3.100 participantes “Educonectados” que integram a rede de formação, oriundos de 350 municípios de 20 estados brasileiros.

O evento envolveu todos os núcleos do Programa Letramento em Programação do Brasil. Através de relatos e convidados especiais, houve uma apresentação do Letramento em Programação a luz dos princípios da Educação Integral, Pensamento Computacional e do desenvolvimento socioemocional, buscando inspirar os participantes na utilização do programa como meio para contribuir com a formação integral dos estudantes. Além disso, por meio dos conhecimentos compartilhados, foi possível a apropriação de novas possibilidades que colaboram para o retorno das atividades Pós-Covid.

A apresentação inicial ficou por conta do Líder do InovaEdu, Amilton Martins, da Articuladora do Programa Letramento em Programação, Taíse Telles, e da Analista de Distribuição, Bárbara Menezes, responsável pelo Projeto Letramento em Programação no Instituto Ayrton Senna.

Tendo como tema chave “Educação Integral” foi trazida para o escopo de debates do EduConecta21, uma das responsáveis pelo desenho de projetos educacionais no Instituto Ayrton Senna, Ana Carolina Cabral Melo Netto, que, juntamente com a professora Eliane Santos (Coordenadora das Escolas de Tempo Integral na Secretaria de Teresina-PI), relatou a importância e os desafios de implementação da Educação Integral nas escolas públicas.

Já focado no tema “O que é Pensamento Computacional?”, foi realizada uma abordagem por Amilton e Bárbara, pontuando sobre o Letramento em Programação, seus objetivos e abrangência. O projeto está hoje com quase de 10 mil alunos em 23 cidades.

Dentro do cronograma do evento, ainda compartilharam experiências e relatos os professores Wagner Torso, que trouxe o histórico do Letramento que começou em Itatiba, que foi o piloto em 2015 até a criação do Comitê Letramento em Programação (Decreto nº 7.226); e Adeilsa Ferreira, que mediou a apresentação de relatos de Experiência de 3 núcleos do Letramento: Interior de São Paulo/SP, Manhuaçu/MG e Norte Gaúcho/RS.

Durante o segundo dia de atividades, o EduConecta21 contou com a participação de Carlos Mandel, Líder da área de Distribuição no Instituto Ayrton Senna; Catarina Sette, Especialista em Evidências do Instituto Ayrton Senna; e Andréia Mendes, Coordenadora do Letramento em Programação do município de Manhuaçu, sendo que ambos discutiram sobre Competências Socioemocionais.

O fechamento da rodada de palestras da segunda edição trouxe Adelmo Eloy, mestrando em Educação, no programa Learning, Design and Technology da Escola de Educação de Stanford University, e Amilton Martins, que apresentaram exemplos e perspectivas para o desenvolvimento socioemocional utilizando tecnologias e o Pensamento Computacional.

Desta vez a mediadora dos relatos de experiência foi a Articuladora do Letramento em Programação e também uma das Idealizadoras do EduConecta21, Taise Telles, que compartilhadou as experiências de Manaus/MA, Teresina/PI e Caruaru/PE.

“O 2º EduConecta21 certamente desacomodou, despertou, inspirou, motivou e encorajou muitos professores. A nossa rede de Educadores para Educadores vem trazendo inúmeras soluções para desenvolvermos juntos o novo normal da Educação Básica de Ensino”, frisa, Thaíse.

A 3ª edição do EduConecta21 está marcada para os dias 30 e 31 de julho, e trará para a discussão os temas “Uso de Podcast na Educação” e “Educação Infantil em tempos de Pandemia”, contando com relatos de experiências de práticas de todo Brasil.

O evento, realizado pelo InovaEdu da IMED, em parceria com o Instituto Ayrton Senna, teve como promotor o ADE Norte Gaúcho, e contou com o apoio do Instituto Jama.

Texto: Francine Tiecher

inscreva-se na nossa newsletter!

    EN