Estimular a criatividade, o trabalho em time e a capacidade de inovar, hoje, são habilidades tão importantes quanto aprender a ler, escrever e fazer contas. E esta é a proposta do programa InovaEdu, da IMED, em parceria com o Instituto Ayrton Senna. A equipe que desenvolve os trabalhos na região norte do Rio Grande do Sul, Os bolsistas de InovaEdu, Felipe Azevedo e Hugo Gambatto e a coordenadora do programa Ariane Pazinato, estiveram em São Paulo para participar de uma formação de atualização no Instituto.
Os bolsistas puderam conhecer o Instituto e os projetos desenvolvidos, além de participarem de uma formação de reconstrução do que o programa Letramento em Programação vai desenvolver a partir de agora. “Eles construíram premissas, avaliaram quem são os atores que participam do Letramento, qual é a função de cada um deles, quais são os indicadores, o que temos de avaliar e construir a partir de agora, bem como a análise que estes dados vão gerar no futuro e como elas serão feitas”, descreve a coordenadora.
Em outro momento Felipe e Hugo conheceram e participaram da formação de professores do município de Itatiba, conseguiram ir na escola e ver um pouco do que está sendo trabalhado, enquanto estava sendo realizada a formação dos professores daquele município. “No Instituto acompanhamos o que eles estavam fazendo juntamente com uma bolsista, e ainda visitamos uma escola do município onde pude participar e visualizar de uma das formações dos professores com os alunos. Conheci duas turmas, as metodologias a interação que os alunos têm, como eles interagem com o professor, com a Linguagem em Programação. Isso foi muito importante porque eles têm um aluno incluído na sala e a professora mesmo destacou que este aluno em sala de aula era considerado como não inteligente, que não sabia fazer as coisas e com a vinda para o Letramento, conseguiu se encontrar e consegue desenvolver as atividades bem”, ressalta Ariane.
Para encerrar a semana, houve um encontro com o Diretor de Articulação e Inovação, Mozart Neves Ramos, onde a equipe se apresentou e mostrou o que fazem com o Letramento, o que eles acham que o programa pode trazer de benefícios tanto para a vida deles quanto para a vida das crianças que o programa está impactando em Passo Fundo e no norte gaúcho. “Fizemos uma reunião de fechamento e alinhamentos de demandas que vamos precisar trabalhar de agora em diante”, finaliza Ariane.
O Instituto
O Instituto Ayrton Senna é uma organização sem fins lucrativos, que nasceu em novembro de 1994, para que crianças e jovens tenham oportunidade de desenvolver seus potenciais por meio da Educação de qualidade, em todo o Brasil.
Fruto do desejo do tricampeão mundial de Fórmula 1 Ayrton Senna, concretizado pelas mãos de sua irmã, Viviane Senna, o Instituto beneficia anualmente 1,5 milhão de crianças e jovens, forma 65 mil professores e impacta 660 munícipios em 17 Estados brasileiros.
Texto: Liliana Crivello
Fotos: Divulgação/IMED