preloader

1100 alunos da região participam de formatura do Projeto Letramento em Programação

Parceria entre IMED e Instituto Ayrton Senna tem o intuito de desenvolver habilidades para os cidadãos do século XXI

Pelo quarto ano consecutivo, a IMED realizou a formatura de mais uma turma de alunos do Projeto Letramento em Programação, durante o “Tech Oscar”. Cerca de 1.100 estudantes de ensino fundamental da rede municipal de ensino de 11 cidades da região receberam seus certificados de conclusão em cerimônia pública, que ocorreu na tarde desta sexta-feira (25/10), no Gran Palazzo Centro de Eventos, em Passo Fundo/RS.

Atualmente o programa ocorre em escolas públicas de redes parceiras do Instituto, que escolhem participar da iniciativa. As atividades de Letramento em Programação são realizadas por educadores das próprias escolas, que participam de formações e ações de acompanhamento com a equipe do Instituto Ayrton Senna.

“Essa formatura acontece para coroar esse grande projeto que vem sendo realizado em toda a região. Ele trabalha a educação integral, através do desenvolvimento do pensamento computacional, desenvolver esses jovens tanto em habilidades cognitivas, como ler e escrever, entre outros, como em habilidades socioemocionais: trabalhar em equipe, liderança, resolução de problemas e criatividade. É isso que o Letramento faz”, explica Amilton Martins, Líder do InovaEdu e um dos coordenadores do projeto na IMED.

Em 2019, o programa atendeu estudantes das cidades de Carazinho, Coxilha, Ernestina, Getúlio Vargas, Lagoa Vermelha, Marau, Passo Fundo, Sananduva, Sertão, Tapejara e Tio Hugo, desde o 4º ano até o 9º do ensino fundamental.

Adenilso Aimi, Secretário de Educação de Tapejara, comenta que 90 crianças do município, matriculadas em quatro escolas participaram do Letramento em 2019. “Esse é um projeto muito importante, que vem para contribuir para a formação dos nossos alunos, pois sabemos que apesar da matemática e do português serem de suma importância, também precisamos ensinar a esses alunos diversas habilidades que serão levadas para o resto de suas vidas, e o Letramento em Programação proporciona essa vivência para eles”.

A iniciativa, que é desenvolvida desde 2016 pelo Instituto Ayrton Senna, em parceria com a IMED, tem por objetivo desenvolver habilidades para os cidadãos do século XXI, como fluência tecnológica, criatividade, resolução de problemas complexos e empreendedorismo, usando como vetor o pensamento computacional.

Texto: Francine Tiecher
Fotos: Daniel Santos / Comunicação IMED

inscreva-se na nossa newsletter!

    EN