preloader

Porque Aprender Programação

O que é, sua importância e quais são as primeiras linguagens

 

Você se imagina daqui a um tempo criando sites, otimizando funções, aplicativos e programas de computador?

Se é esse o caso, temos uma boa notícia: nesse texto você vai encontrar a solução para algumas dúvidas sobre o universo da programação e no final, já vai saber um pouco melhor o que tem que fazer para começar nessa carreira tão maravilhosa.

Bora começar? Bom, antes de mais nada, existem algumas coisas que precisamos te explicar antes de continuar a leitura. É rapidinho.

Uma delas é a importância de aprender a programar, ou seja, como isso impactará sua vida, como sua mente funcionará depois que começar a desenvolver e tudo mais.

São essas 3:

1. Sua mente será uma máquina de resolver problemas

Com certeza você já sabe que o mundo é cheio deles, não é? E para inúmeros problemas, existirão inúmeras soluções sendo que, a pessoa que irá projetar tudo isso será você.

A programação é assim, quanto mais exercer e aprender com a profissão, vai perceber que a sua mente começará a criar soluções mais rápidas de forma automática: seja para problemas no código ou para outros assuntos que não tem a ver com a programação.

Isso é o que chamamos de “pensamento computacional”: a incrível arte de tomar decisões, errar e aprender até dar certo. Olha só como funciona na prática:

Para resolver problemas de comunicação, foi criado o WhatsApp, Gmail e o Discord. Armazenamento cheio no celular: Google Drive, Mega e WeTransfer. Para se transportar: Uber, 99 Pop, app do ônibus ou metrô da sua cidade.

É muito legal saber que todos esses apps vieram por meio de um problema e algumas pessoas conseguiram desenhar, prototipar e seguem, até hoje, melhorando cada vez mais.

2. Humanização em primeiro lugar

Falando assim parece até um pouco estranho, como se as máquinas fossem dominar tudo… Mas calma, não é disso que estamos falando! Na verdade é que quando você pensa em uma solução, sempre é destinada a alguém e nunca para uma máquina.

 

É que tem gente que trabalha há tanto tempo que esquece que tudo o que fazemos é feito para as pessoas, aí é que entra a humanização. Você atuando na área da programação se tornará uma pessoa capaz de melhorar a vida de outras. Olha só:

 

Com uma aplicação simples como Google Meet ou Classroom, inúmeros alunos conseguiram ter acesso aos estudos durante a pandemia. Sabe aquele app de ouvir música? Também!

 

3. Português não será sua única língua

Aprender a programar é aprender inglês também. Isso acontece porque as linguagens de programação, como se fossem os  “idiomas da programação”, foram criadas em inglês e assim o mundo se adaptou para fazer com que os códigos conseguissem ser reproduzidos tanto no Brasil, como na China, por exemplo.

 

Quase todas as palavras, vocábulos e expressões são em inglês. Bom pra você, que irá desenvolver umas das línguas mais faladas no mundo e ainda as da programação.

 

Conheça as linguagens primárias

E por falar nelas, já está na hora de conhecê-las. O HTML, o CSS e o Javascript são as primeiras linguagens que todo programador iniciante precisa conhecer. É claro que existem muitas outras, mas para começar essas 3 serão sua base.

 

HTML: o html é a principal linguagem responsável por definir como será a estrutura de um site, por exemplo: com ele é possível direcionar quais elementos serão coluna, texto e imagem. Como se fosse um esqueleto humano, o html sustenta seu projeto.

 

CSS: imagine uma casa, primeiro se constrói as vigas e colunas, certo? E só depois é que se pintam as paredes. Um site é basicamente a mesma coisa. E o CSS é a linguagem que deixará seu site com a formatação de estilo de cores, espaçamento, negrito ou itálico.

JAVASCRIPT: um site sem funções ou botões e links funcionando é um esqueleto sem vida. O Javascript é quem fará com que tudo funcione corretamente, de forma muito interativa e dinâmica.

CARREIRA

Na área da programação e desenvolvimento existem inúmeros caminhos para estudar e trabalhar. Você pode ser um cientista da programação, desenvolver sistemas, cuidar da cyber segurança de uma organização e muitas outras.

O importante é pesquisar, continuar estudando e ainda conversar com quem já trabalha na área para tirar dúvidas. Se você é uma pessoa curiosa, gosta de desafios e sem querer cultiva o hábito de encontrar soluções, nem que seja para pequenas coisas, talvez a programação seja pra você.

Gostou deste blog? Nós d a Enter Tech escrevemos para te ajudar a se conectar melhor com o mercado de trabalho e encontrar mais oportunidades para seu futuro. Aproveitando que você já está aqui, vem e segue a gente lá no instagram também: @entertechedu.

Nos vemos no próximo post!

inscreva-se na nossa newsletter!

    PT