Dependendo do tamanho de uma empresa, em seu dia a dia, são realizadas várias atividades que dependem de muitos profissionais para serem feitas. Para organizar tudo, mantendo a qualidade para bater as metas, os gerentes e líderes decidiram como deveria ser o melhor caminho para fazer com que o trabalho aconteça.
Foi desse jeito que a grande maioria das empresas aprenderam a trabalhar, seguindo um modelo linear de trabalho. Assim é chamado o modelo “tradicional” ou então “cascata”. Calma, vamos explicar melhor:
No modelo cascata, cada fase de um projeto deve ser concluída antes que a próxima possa começar, e o produto final só pode ser entregue quando tudo é finalizado. Até aqui, tudo bem, né? Mas, esse modelo tem um problema, pois resulta em uma abordagem inflexível e rígida, ou seja, tudo é definido no começo, sejam os requisitos e as especificações desse grande projeto hipotético e o grande problema é que a partir de quando o projeto começa, é difícil de mudar ou ajustar durante seu desenvolvimento.
Ainda bem que em 2001, alguns desenvolvedores criaram um jeito mais fácil de trabalhar e chamaram de Manifesto Ágil. Um conjunto de princípios que norteiam uma nova forma de programar essas rotinas e fazer as entregas sem sobrecarregar ninguém. E é isso que vamos descobrir agora como funciona.
O que são metodologias ágeis
A metodologia ágil é uma abordagem de gerenciamento de projetos. Seu foco está em entregar valor ao cliente em pequenas e frequentes partes. Por exemplo: em vez de planejar um projeto inteiro do início ao fim, a metodologia ágil divide tudo, isso faz com que o todo seja mais gerenciável.
Daí a equipe fica livre para trabalhar em um conjunto, por meio de tarefas específicas para entregar um produto ou uma funcionalidade nova no caso de times de software. Legal, né?
Termos mais utilizados
A aplicação da metodologia ágil, implica no surgimento de novas palavras. Assim os times e profissionais conseguem se comunicar melhor e todos ficam “na mesma página”. Conheça algumas:
Sprint: período de tempo pré-determinado para fazer a entrega de uma dessas partes do grande projeto. Leva geralmente entre 1 e 4 semanas. A sprint possui uma lista de tarefas que devem ser resolvidas pelo time naquele mesmo dia.
Product Backlog: lista de requisitos e funcionalidades que você que seu produto tenha, organizada por ordem de prioridade. É comum que a lista seja atualizada ao longo do projeto, de acordo com feedbacks e mudanças que venham acontecer.
Daily Scrum: uma reunião diária, com duração de até 15 minutos para debater qual foram os progressos do dia anterior, quais são os planos para o dia atual e quais são os obstáculos que possam estar enfrentando e como o time irá resolver.
Product Owner: o responsável por definir e gerenciar o Product Backlog. Basicamente é o líder responsável que irá determinar a prioridade das atividades que estão em backlog e garantir que o time esteja trabalhando em direção aos objetivos do projeto.
Dá uma olhada neste infográfico que encontramos para te ajudar a esclarecer melhor esses conceitos.
Principais benefícios
Existem diversos benefícios que a metodologia ágil traz para as empresas que decidem se transformar e passar a usar essa forma de trabalho. Se você está pensando em começar essa mudança, precisa conhecer esses benefícios.
Entrega de valor ao cliente: a metodologia ágil enfatiza a entrega de valor ao cliente em ciclos curtos e frequentes, quer dizer que o cliente recebe as pequenas entregas mais rápida e consequentemente consegue fornecer feedback quanto antes. Assim os níveis de ansiedade abaixam e o time já saberá quais ajustes deverão ser realizados.
Adaptação a mudanças: como a metodologia ágil é interativa e incremental, ela permite que a equipe se adapte a mudanças no projeto e nos requisitos do cliente com mais facilidade. Dessa forma, todos se tornam profissionais mais flexíveis, contribuindo para o amadurecimento e evolução das soft skills.
Leia também: Soft Skill e Hard Skills para futuros programadores
Engajamento da equipe: como 90% do trabalho é feito em conjunto, a metodologia ágil incentiva a colaboração e o trabalho em equipe, o que aumenta o engajamento e a motivação de todos.
Quais são as metodologias mais usadas
Existem vários tipos de metodologia ágil que podem ser aplicadas, as mais conhecidas são: Scrum, Kanban e o Lean.
Scrum
O Scrum é uma das metodologias ágeis mais populares e já é utilizada por muitos times em projetos de desenvolvimento de software. Ele ajuda as equipes a trabalharem com mais eficiência. Ao usar o Scrum, os times podem se adaptar rapidamente às mudanças e entregar os projetos no prazo.
É uma maneira altamente eficaz de gerenciar um projeto, pois você pode dividir em partes menores e direcionar esforços uma a uma. A maior vantagem do Scrum é sua flexibilidade, permitindo que as alterações sejam feitas de forma rápida e fácil.
Kanban
O Kanban é uma forma de enxergar os processos dentro da metodologia ágil. Ele funciona para manter a concentração no fluxo contínuo do trabalho. É usado para ajudar os times a gerenciar seu fluxo de trabalho e equilibrar as cargas de trabalho.
A ideia principal por trás do Kanban é mover tarefas através de um grande quadro de forma eficiente, rápida e com o mínimo de esforço exigido possível. Kanban é uma ferramenta poderosa quando se trata de gerenciar tempo e recursos para cumprir prazos sem sacrificar a qualidade do trabalho.
Um site que tem destaque quando falamos do Kanban é o Trello. Lá é possível criar quadros e visões personalizadas de acordo com o tamanho do seu projeto e direcionar atividades para sua equipe.
Lean
No mundo em constante evolução do desenvolvimento ágil, o Lean acabou se tornando uma maneira popular de fazer alterações rapidamente e simplificar os processos.
Seu principal objetivo é reduzir o desperdício, melhorar a eficiência e não parar de entregar valor aos clientes. O Lean está integrado no Scrum e Kanban e é usado principalmente para desenvolver projetos de software com mais rapidez e menos recursos usando os 12 princípios do manifesto ágil.
Passo a passo: como aplicar no seu trabalho
Para aplicar a metodologia ágil em seu trabalho ou equipe, é preciso seguir algumas etapas:
- Identifique as necessidades do cliente: antes de começar qualquer projeto, é importante identificar as necessidades do cliente e definir os requisitos do projeto para saber exatamente o que fazer nas próximas etapas.
- Divida o projeto em sprints: divida o projeto em partes menores e gerenciáveis, chamadas de sprints. Cada sprint deve ter uma meta clara e um conjunto de tarefas a serem realizadas.
- Defina papéis e responsabilidades: cada um precisa ter suas próprias atividades e fazer sua gestão a partir delas. Por exemplo, no Scrum, existem três papéis principais: o Product Owner, o Scrum Master e a equipe de desenvolvimento.
- Faça reuniões diárias: a daily precisa ser curta e objetiva para manter o alinhamento e identificar os possíveis obstáculos e imprevistos.
- Realize retrospectivas: ao final de cada sprint, chame seu time e promova uma retrospectiva. Assim, vocês vão identificar pontos positivos e negativos e fazer ajustes para melhorar o próximo sprint.
A metodologia ágil é uma ótima forma de aumentar o valor tanto para seu cliente como dentro da sua própria empresa. Mas, a implementação dela pode trazer desafios também, se o time não está comprometido ou ainda não tem experiência com a metodologia, ela pode ser mal aplicada e você não conseguirá aproveitar de seus benefícios.
Ela também não é perfeita, assim como a forma tradicional “cascata” também não. As duas possuem desvantagens, o ideal é identificar o modelo de negócio da sua empresa e aproveitar do melhor de cada uma.
Se você gostou desse conteúdo, com certeza vai curtir nossos textos publicados por aqui, por isso, acesse o menu de conteúdos, explore e aprenda mais sobre tecnologia, educação e inovação com a ENTER. Segue a gente lá no Instagram e ouça nossos podcasts.
Até o próximo blog!