preloader

Diferenças entre front e back-end

 

Duas áreas que se complementam e, ao mesmo tempo, são diferentes. Você já deve ter ouvido falar delas antes: é o front e o back-end.

 

O mercado web funciona com o trabalho da união de pessoas e suas habilidades técnicas para criar soluções incríveis. O front e o back-end fazem parte desse conjunto.

 

Todos os sites, aplicativos e produtos digitais que você usa são criados unindo essas duas profissões, das quais hoje vamos descobrir o que são e quais são suas principais diferenças.

 

Leia também: Dev Web ou Dev Mobile

Sem mais demoras, bora ver de pertinho como funcionam essas duas áreas?

O que é Front-End?

O Front-end faz parte do universo da programação e desenvolvimento para web. Quem trabalha nessa área está responsável por criar a parte visual de um site, aplicativo ou qualquer outro produto digital, como softwares, por exemplo.

 

Se a gente for definir a programação front-end apenas com uma palavra, seria: “interface”. É porque é para ela que o programador escreve os códigos e também pensa em cada detalhe de como será a interface de um sistema na tela para o usuário.

 

Pare de ler e dê uma olhadinha no site da ENTER, você percebeu que esse texto está alinhado à esquerda com fonte em branco? Pois é, foi um programador front-end que fez com que fosse assim.

 

E não só isso, mas cada detalhe de espaçamentos de margem, estilos, cores, tamanhos e larguras dos parágrafos, títulos e imagens também estão nas páginas de códigos.

 

Se você tem aí uma veia mais artística e gosta de fazer coisas criativas, o front-end pode ser uma área interessante para sua profissão. As primeiras linguagens a serem aprendidas por quem quer trabalhar com programação front-end são: HTML, CSS e JavaScript.

 

Leia também: Porque Aprender Programação

 

O que é Back-End?

 

Se até agora você achou que programação tá muito fácil… Tenho uma notícia para você, vamos dizer que é no back-end que “o filho chora e a mãe não vê”. Mas é tudo por uma boa causa (prometo).

 

Para resumir, a programação back-end atua nos bastidores, ou seja, ela trabalha sem aparecer e assim, garante que irá funcionar certinho. Até porque ninguém merece acessar algum programa cheio de erros e bugs, não é mesmo?

 

Se o front-end trabalha com a interação do usuário, com o que ele enxerga na tela, o back-end trabalha entre o que aparece na tela e sua conexão com banco de dados e servidores.

 

Para ficar mais fácil de entender, imagine uma página simples de login, como a do Instagram. O back-end faz a conexão dos dados que você coloca como seu nome de usuário e senha, checa as informações em um banco de dados e depois retorna confirmando seu acesso.

 

Mas é claro que o programador não faz essa confirmação de dados um por um (ia levar uma eternidade, né?), mas sim, através de códigos que executarão essa tarefa.

 

Uma das principais características de quem trabalha com a programação back-end é a de ser uma pessoa com perfil analítico, lógico ou sistemático. As principais linguagens de programação desta área são: PHP, Python, Node.js, Ruby e ASP.NET.

Principais diferenças

 

Agora que você já sabe o que faz as duas profissões, está na hora de comparar e ver as principais diferenças entre elas.

Front-end

 

  • Desenha interface web para usuários
  • Faz a arquitetura dos sites
  • Pode criar aplicativos para celulares
  • Trabalha com a experiência do usuário

Back-end

 

  • Pode criar bots
  • Trabalha com inteligência artificial e machine learning
  • Cria sistemas que executam funções entre máquinas
  • Garante que as informações serão armazenadas corretamente

 

Com todos os conceitos devidamente aprendidos, você já tem tudo o que precisa para começar a estudar e se aprofundar nessa profissão maravilhosa que é a da tecnologia da informação. Se você gostou desse blog, deixa seu comentário lá no Instagram e aproveita para seguir a gente também: @entertechedu.

 

Nos vemos no próximo post!

inscreva-se na nossa newsletter!

    PT