preloader

Acessibilidade é assunto sério para a ENTER

A turma Meta passa por processo de instalação de ferramentas tornando assim o curso mais acessível de acordo com as necessidades específicas dos estudantes.

Dezembro é marcado por ser o mês que chama a atenção para a questão da inclusão das pessoas com deficiência (PcD), sendo que no dia 3 é comemorado o “Dia Mundial das Pessoas com Deficiência”, data importante pois segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 1 bilhão de pessoas, no planeta, têm algum tipo de deficiência – número que representa 1 em cada 7 indivíduos. Incentivo ao debate e à prática de melhores meios para garantir qualidade de vida e dignidade a este grupo.

A fim de combater o preconceito e promover a igualdade de condições dos PcDs em relação aos demais, adaptação de espaços físicos, adequação de linguagem, adoção de tecnologias e inclusão no mercado de trabalho são alguns exemplos de atitudes que devem ser empregadas.

Na ENTER, a nossa turma PCD, com apoio da empresa Meta, trouxe-nos um desafio de adaptar esta realidade e tornar o ambiente virtual e as aulas mais acessíveis aos futuristas.

Atualmente em fases de testes, a plataforma traz novas ferramentas como aumento de fonte para leitura, aumento de contraste e mudança de cores das palavras, utilização da ferramenta VLibras, onde acontece a tradução do conteúdo escrito para a Linguagem Brasileira de Sinais.

De acordo com o tutor Rudinei Domingues, que está implementando estes processos de acessibilidade, a ideia é começar com a turma Meta e estender a todos os outros projetos do #TeuFuturo. Segundo ele, as atualizações serão constantes e estão em fases de teste juntamente com os estudantes que participam ativamente deste processo.

Serão realizados periodicamente encontros com os estudantes para tratar de acessibilidade em específicos nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), ao qual sugestões e colocações são sempre bem vindas.

inscreva-se na nossa newsletter!

    PT