preloader

Programa #TeuFuturo: oportunidade de experimentar uma carreira ainda no Ensino Médio

Pelo quinto ano consecutivo, a IMED, juntamente com os Cursos de Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação e Engenharia Civil é parceira no Programa #TeuFuturo, que atende jovens de ensino médio e técnico de Passo Fundo e Região.

Os participantes do projeto são mobilizados nas escolas públicas e privadas, e convidados a participar de uma formação de 80 horas em suas respectivas áreas de interesse. Em Arquitetura e Urbanismo, são desenvolvidas oficinas de desenho e representação, técnicas e materiais, projeto e tecnologia.

“A experiência irá contribuir, significantemente, para a inserção dos alunos no ambiente do ensino superior, para o aprofundamento de questões relacionadas à cidade e às edificações, bem como aos temas a elas vinculados (racionalização de processos, economia e re-aproveitamento de materiais e energia, eficiência energética, conforto ambiental, relação forma-uso-função, etc.).

Já na área de Ciência da Computação, os alunos aprendem a desenvolver jogos e aplicativos, além de adquirir conhecimentos em robótica.

De acordo com a Coordenadora do programa no Curso de Ciência da Computação, Me. Ariane Mileidi Pazinato, a IMED oportuniza aos alunos do ensino médio, vivenciar a prática das profissões.

“O #teufuturo no curso de Ciência de Computação inicia todo o processo de construção e vivência com estes alunos de ensino médio, pois oferece a eles uma experiência inicial na área da computação, para que eles possam se experimentar e se aventurar nesta área antes mesmo de iniciar uma graduação”, descreve.

Para os participantes do módulo de Engenharia Civil, são apresentados conceitos teóricos e realizada a prática em desenho técnico e maquetaria, técnicas construtivas, orçamentos quantitativos e empreendedorismo.

No decorrer da formação, os alunos da graduação também terão participação no programa, atuando como monitores das ações.

Além da formação específica em cada uma das áreas, também é proporcionado um módulo de empreendedorismo e o desenvolvimento pessoal na carreira a seguir, de forma gratuita.

O aluno do 1º nível da graduação em Engenharia Civil da IMED, Hugo Gambatto Almeida, que participou do #TeuFuturo em 2017, conta como foi sua experiência no programa: “No terceiro ano do ensino médio eu estava bastante indeciso sobre que faculdade eu ia fazer: não sabia se fazia arquitetura, engenharia ou computação. Foi aí que a equipe do programa foi até a escola onde eu estudava, no Cecy Leite Costa, e como eu tinha bastante dúvida nisso, resolvi participar. Eu aprendi muita coisa desde o início do projeto, as aulas sempre foram bastante dinâmicas e práticas, e isso incentiva bastante os participantes pois temos contato com o que os profissionais realmente fazem. Com o decorrer do curso, eu fui gostando cada vez mais e me identificando cada vez mais com a área, fui vendo que era a engenharia mesmo que eu queria para a vida, que essa seria a minha profissão.

Mesmo se eu não tivesse seguido na área, levarei os conhecimentos adquiridos durante o projeto por toda a vida. Eu indico o Teu Futuro a todos que desejam conhecer mais sobre o mundo profissional. Aqui eu fiz amigos, conheci muitas pessoas, alguns deles hoje são meus colegas de faculdade. Aprendi muitas coisas que eu não sabia, e a participação no projeto expandiu muito minha mente e minha maneira de pensar. Eu aconselho a todos que estiverem com alguma dúvida quanto ao futuro profissional, que venham conhecer e participar do programa, pois adquirimos conhecimentos que serão muito úteis, principalmente em relação a ampla área de atuação profissional tanto na Arquitetura, quanto na Engenharia e na Ciência da Computação”, frisa.

Ao final da formação, todos os participantes recebem certificado do Projeto. Para os alunos que desejarem continuar a carreira acadêmica e profissional na área, são aplicadas avaliações por profissionais da Sociedade Brasileira de Coaching, e posteriormente a isso são encaminhados para possíveis estágios em empresas parceiras da iniciativa. Os alunos selecionados pelas empresas recebem uma bolsa de graduação por 12 meses, com a possibilidade de efetivação do contrato após o termino deste estágio inicial.

Cerca de 200 alunos do Ensino Médio de escolas públicas e particulares, dos municípios de Passo Fundo, Marau, Carazinho e Tapejara já participaram do projeto.

O projeto tem como principal objetivo aproximar a IMED das escolas de ensino médio/técnico e agência de emprego/estágio, oferecendo a seus estudantes ou membros a formação técnica básica para seguir carreira nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação ou Engenharia Civil, ao mesmo tempo que oferece bolsas de estudo e vagas de estágio em empresas da região.

 

Texto: Francine Tiecher

inscreva-se na nossa newsletter!

    PT