preloader

Tecnologia dá reset no mundo do trabalho

#TeuFuturoTech compartilha cases de quem tem a tecnologia como carreira

Inteligência artificial, cloud computing, hiperconectividade… Com o surgimento cada vez mais ágil de novas tecnologias, as carreiras tendem a passar por transformações e quem atua na área da Ciência da Computação tem participação ativa nesse processo de mudança. O tema foi abordado durante a quarta edição da websérie #TeuFuturo Tech, nesta quinta-feira (26).

“O mundo hoje é tecnologia, respira tecnologia. E essa é uma das carreiras mais promissoras que se tem. Você pode escolher com o que trabalhar, porque é um ramo muito amplo. Pode trabalhar também para empresas de fora, pois existe um gap muito grande de profissionais no mercado. E também vai ajudar a promover impacto social, através da tecnologia que auxilia as pessoas”, explica Afonso Acauan, diretor-executivo e sócio da Yaman, consultoria focada em qualidade e engenharia de software.

Afonso ainda comentou os efeitos da digitalização de indústrias, que reflete na reconstrução de canais, na individualização dos clientes conectados, na substituição de produtos tradicionais pelos digitais, workflows de automação e digitalização. Como principal tendência, ele aposta na economia circular, conceito que associa o desenvolvimento econômico à sustentabilidade e à geração de impacto positivo para a sociedade.

É nesse sentido que a empresa criou o programa 3 Passos para Frente Brasil, iniciativa que busca apoiar o desenvolvimento e inclusão de jovens, principalmente do ensino público, no mercado de TI. A cada três consultores da empresa, o programa destina uma bolsa de estudos, contribuindo para a formação de novos profissionais. “Nosso objetivo é conseguir promover a educação e, com isso, fechar esse ciclo”, relatou.

Também participou do bate-papo a Emília Ferlin, tester de software na empresa SBsistemas e Embaixadora #TeuFuturo. Ela relatou como entrou para o programa e os benefícios que conquistou a partir dele, como oportunidades de crescimento, construção de networking e o início na faculdade de Ciência da Computação. “Graças ao programa, desenvolvi a paixão pela área, entrei para a faculdade e ingressei como tester na empresa SB Sistemas. Quem procura um reset, o #TeuFuturo é uma boa oportunidade para isso”, contou.

Emiclã Lenon da Rosa, embaixador #TeuFuturo, já tinha a intenção de aprender a programar para criar jogos, quando familiares o indicaram o programa. Percebendo ali uma oportunidade de aprendizado, ele se candidatou e foi aprovado. “A partir dali, comecei a perceber que programação não é só digitar códigos, é também a parte social, é saber se comunicar, se relacionar em equipe”, pontuou, ao afirmar que os colegas de turma se tornaram uma família.

Aos estudantes, Afonso indicou buscar uma experiência internacional, a fim de abrir a cabeça para outras culturas e desenvolver um mindset diferente. No seu caso, isso foi possível através de uma bolsa. Finalizou reforçando a importância da educação para o desenvolvimento das pessoas e do País. “Dê educação às pessoas e elas vão criar coisas incríveis”, concluiu.

Assista o bate-papo na íntegra no canal da IMED no YouTube:

 

 

 

Por: Karen Vidaleti

inscreva-se na nossa newsletter!

    PT