preloader

#TeuFuturo: Estudantes contam o que levarão do programa para toda a vida

Durante os últimos meses, eles receberam formação técnica e comportamental básica para seguir carreira em Tecnologia da Informação

Após meses de aprendizado, desafios e novas experiências, o programa #TeuFuturo se aproxima de mais uma formatura. Cerca de 400 alunos da edição 2021 concluirão oficialmente a formação no dia 27 de novembro, em cerimônia com transmissão online. Nesta quinta-feira, a websérie #TeuFuturo Tech reuniu representantes das turmas para responder a uma pergunta: O que levaremos do #TeuFuturo 2021 para toda a vida?

Estudante de Porto Alegre, Juliana Fernandes destacou o ambiente acolhedor e o suporte sempre recíproco. “Além da parte técnica e comportamental, uma coisa muito presente no #TeuFuturo é o trabalho em equipe. Todos os estágios, a interação, os desafios, hackathon, isso tudo acaba fazendo com que a gente crie um vínculo muito forte, para conseguir ter um trabalho em equipe que, na escola, eu não consegui. E isso vai impactar de forma positiva a minha carreira profissional”, considera.

Para Rafael Noll da Silva, 17, de Passo Fundo, o programa trouxe diversos ganhos para a carreira profissional e para a vida pessoal, incluindo novas amizades. “O #TeuFuturo foi uma mudança de rumo na minha vida. Foi onde eu percebi que o que queria fazer era estudar programação. Durante o projeto, muitas coisas boas aconteceram, principalmente, minha evolução, tanto na parte prática da programação, quanto nas soft skills, onde eu desenvolvi bastante a minha comunicação”, compartilhou.

Companheirismo, inspiração e aprendizado técnico e comportamental foram as palavras destacadas por Vitória Dambros , 17, estudante de Estância Velha. “Fiz amizades que vou levar para a vida toda, aprendi muito a conviver, a ter uma amizade mesmo que de longe. Professores e sponsors nos ensinaram como se dedicar e ser melhor na área da TI. Todo o aprendizado comportamental me fez ver o mundo de outra forma, como agir e como me portar em uma entrevista. E o aprendizado técnico me fez me encontrar na TI”, relatou ela, que já se vê na área de front-end.

“Logo de cara, percebi que os professores têm muita paixão pelo que fazem. Isso é sensacional e acolhe muito a gente. E se a gente igualar a nossa disposição à paixão dos professores, a gente vai adquirir muito conhecimento e fazer muitas amizade”, acrescentou o aluno Cristian Carlos Martini, 16, de Marau. Para ele, o programa “vale cada segundo”, seja pelo conhecimento ou pelas experiências vividas em turma ou squad.

Nascida na Venezuela e vivendo em Porto Alegre, Nathaly Disneidy Lopez Loggiovini também expressou sua felicidade diante da oportunidade de aprendizado. “Com o #TeuFuturo aprendi muito. Não imaginei aprender tanto sobre programação e tecnologia. É incrível o que você pode fazer com o seu computador. Levo para a minha vida o que aprendi sobre trabalho em equipe, aprendi a solucionar problemas pela tecnologia, aprendi HTML, Javascript, a desenvolver jogos. Obrigada pela experiência e pela oportunidade.”

André Luís Lorini Canton, bolsista do programa em Passo Fundo, relatou sua experiência e destacou o desafio de construção de landing pages. “Não preciso nem falar que o conteúdo técnico é muito bom. Aprendemos, com a plataforma da Alura, HTML, CCS, Javascript, React, mas também tenho que destacar o professor Fernando, que além de dar todo o suporte, ele traz outras áreas da tecnologia e outras ferramentas. O #TeuFuturo também foca no desenvolvimento comportamental, nas soft skills, que mudam muito não só na vida profissional, mas pessoal também”, completou.

Para a estudante Maria Eduarda de Quadros, moradora do município de Colorado, a experiência foi especial, pois diz ter aprendido, dentro do #TeuFuturo, basicamente tudo aquilo que sabe sobre programação. “Mas o que eu gostaria de dar ênfase é na parte comportamental. Porque a gente teve momentos muito importantes para mim, especialmente os momentos de ‘esquenta’ que são antes da aula, onde a gente teve uma troca muito importante e fiz vários amigos que, com certeza, vou levar para a vida toda. A gente também teve muito aprendizado em gestão de tempo e hábitos, em saber lidar com nossos pontos fortes e fracos.”

João Pedro Chiarentin, de Marau, também destacou o conhecimento compartilhado e os momentos de interação, entre outros aspectos. “A didática, o método de ensino que pude ver durante o curso, me chamou bastante atenção, porque eu tinha muita vontade de aprender. Foi algo que me levou a ter muita inspiração e ter força para continuar aprendendo. Por isso, foi algo muito importante. Eu gosto de dizer que trabalhar com programação não é algo que eu quero fazer, é algo que eu sonho em fazer. E o #TeuFuturo foi muito importante para o desenvolvimento desse meu sonho”, concluiu.

A edição 2021 do #TeuFuturo conta com parceria da Razor Computadores, Yaman, Digital Business, PoloSul, Sencon e +PraTI, e apoio do Meu Futuro Digital e Fundação Wadhwani.

Ficou interessado em fazer parte da próxima edição? As inscrições já estão abertas.

Assista ao bate-papo na íntegra, no canal da IMED no Youtube:

 

 

Texto: Karen Vidaleti

inscreva-se na nossa newsletter!

    PT