preloader

#TeuFuturo expande atuação e chega à África

Cabo Verde é o primeiro país a receber ações do programa fora do Brasil

Em oito anos, o programa #TeuFuturo, desenvolvido pelo InovaEdu – Laboratório de Ciência e Inovação para a Educação, da Fundação IMED, capacitou cerca de 3 mil jovens talentos para atuar na área de Tecnologia da Informação, proporcionando oportunidades de rompimentos de ciclos de escassez nas famílias brasileiras, ao mesmo tempo em que combate o déficit de profissionais qualificados neste mercado. Agora, se prepara para alçar novos voos, gerando impacto positivo para além das fronteiras do Brasil, através de uma parceria com o Ministério da Educação de Cabo Verde, na África.

“O programa #TeuFuturo tem tomado uma dimensão além do que nós imaginávamos, justamente com o novo método, que foi implantado e validado, de forma remota. Nós temos hoje etapas de formação síncrona, com acompanhamento de profissionais do nosso time da área da computação, educação e psicologia, e mais conteúdos assíncronos, em que os alunos acessam as plataformas e fazem as entregas, além de hackathons e desafios. Ao perceber esse potencial e entendendo que temos vários países lusófonos, que falam português, idealizamos uma expansão para fora do Brasil. Então, por meio da parceria com o professor Carlos Costa da IMED, tivemos a ideia de buscar alguns países da África, e Cabo Verde foi o primeiro a nos dar sinal positivo”, afirma o head de Educação do #TeuFuturo, Amilton Martins.

A proposta foi acolhida pelo país, por seu potencial para gerar oportunidade de descoberta de talentos e desenvolvimento de habilidades, com foco no futuro. “O programa pode ajudar muito os jovens cabo-verdianos, pois pode abrir-lhes algumas portas profissionais, ajudar a dar visibilidade ao país, promover conhecimentos e abrir mais o mercado de trabalho para os jovens, entre outras vantagens”, avalia Maria Helena Fernandes Andrade, Diretora do Serviço de Gestão Pedagógica, Avaliação e Inclusão Educativa na Direção Nacional da Educação de Cabo Verde.

Para a primeira turma no país de cultura luso-africana, foram destinadas 10 vagas, em um processo seletivo que recebeu 270 candidaturas, 57 avançaram para a última etapa e 20 estão em lista de espera (acesse aqui a lista de nomes aprovados). A expectativa é que, assim como já acontece com os ‘futuristas’ brasileiros, ao final da formação, os jovens participantes também estejam conectados com oportunidades de carreira na área de tecnologia, e tenham a possibilidade de permanecer em seu país, trabalhando remotamente, como acontece em diversas partes do mundo.

Após a validação do projeto-piloto, a ideia é levar aos demais países de língua portuguesa a oportunidade de participar do programa #TeuFuturo e, posteriormente, a países de idioma espanhol. “O programa #TeuFuturo tem como propósito acelerar jovens e é isso que nós vamos fazer cada vez mais, baseados em pesquisa, em desenvolvimento de métodos, avaliação e análise de impacto”, finaliza Amilton.

A parceria será apresentada e detalhada durante transmissão ao vivo, marcada para 28 de abril, às 17h, no LinkedIn do #TeuFuturo.

Sobre a Fundação IMED

A Fundação IMED é uma entidade sem fins lucrativos, instituída em 2006 pelo Complexo de Ensino Superior Meridional S.A., também mantenedora da instituição de ensino superior IMED. A Fundação trabalha para integrar academia, iniciativa privada e poder público, promovendo impacto científico e social por meio de pesquisa aplicada, projetos de extensão e inovação tecnológica.

inscreva-se na nossa newsletter!

    PT