preloader

Quatro motivos para você usar tecnologia em sua sala de aula, hoje!

Vivemos em uma era digital em constante evolução, na qual a tecnologia está cada vez mais presente em todos os aspectos de nossas vidas. Na Educação não é diferente: ela vem sofrendo mudanças drásticas em métodos, ferramentas e, principalmente, precisando competir com redes sociais e suas doses cavalares de dopamina. Para equilibrar essa balança, é imprescindível que os professores, principalmente da educação básica, estejam preparados para lidar com novas ferramentas e recursos tecnológicos educacionais. Vamos conhecer quatro motivos para você usar tecnologia educacional hoje?

1. Novo mundo, novas possibilidades

Em primeiro lugar, o ensino das novas tecnologias aos professores das escolas oportuniza uma ampliação das possibilidades de ensino e aprendizagem, aumentando o engajamento dos seus estudantes. As tecnologias educacionais oferecem uma variedade de recursos, como aplicativos, plataformas digitais, jogos educativos e simuladores, que podem tornar as aulas mais interativas e envolventes. Quem domina essas ferramentas pode explorar diferentes abordagens pedagógicas, estimular a criatividade dos alunos e proporcionar experiências de aprendizagem mais significativas e transformadoras.

LEIA TAMBÉM: Como interpretar os resultados da análise de dados na educação?

2. Nova cultura para uma Sociedade Digital

Em segundo lugar, o ensino das novas tecnologias contribui para o desenvolvimento de habilidades essenciais para a sociedade atual. A era digital exige profissionais capazes de lidar com as tecnologias de forma crítica, consciente e criativa, como inclusive preconiza a BNCC. Ao capacitar os professores no uso das novas tecnologias, estamos preparando os estudantes para enfrentarem os desafios de hoje e de amanhã. Isto torna-os mais fluentes para utilizar as ferramentas tecnológicas de forma produtiva e responsável.

3. Inclusão digital: direito básico do cidadão

Em terceiro lugar, precisamos promover a inclusão digital de forma massiva e rápida. Com as tecnologias na escola e nos espaços de aprendizagem de toda a vida, podemos atender de forma qualificada e personalizada toda a diversidade de cidadãos, seja na escola, seja no cotidiano de todo nosso povo. O acesso à tecnologia hoje é reconhecido como um direito básico de todos os cidadãos, uma vez que promove protagonismo e acesso a bens e serviços públicos essenciais. Temos aí uma possibilidade real de proporcionar igualdade de oportunidades, evitando a exclusão digital e garantindo que todos tenham acesso às ferramentas necessárias para a sua formação e desenvolvimento.

4. Atualização profissional constante

Em quarto lugar, a docência tem muito de paixão e missão, mas sem dúvida é uma carreira que exige atualização profissional constante e abertura ao novo. Ao dominar as novas tecnologias, os professores tornam-se mais capacitados e confiantes em sua prática pedagógica, estando aptos a explorar as possibilidades oferecidas pela tecnologia de forma inovadora, além de “conversar na mesma língua” dos seus estudantes, se conectando com eles de forma muita mais significativa.

Além disso, usar tecnologias que eles já usam para interagir, se divertir e criar laços em seu cotidiano, contribui para a transformação da escola em um ambiente mais atrativo e dinâmico. Todos estamos inseridos em uma sociedade digital e buscamos uma escola com um ambiente de aprendizagem alinhado com a nossa realidade.

Uma reflexão final: a tecnologia vai substituir os professores?

Por fim, muitos falam que tecnologias, robôs e IA irão substituir professores. Sempre achei que professores que usam tecnologias vão substituir os que não usam, e isso também se aplica às demais profissões. Agora, se daqui a 100 anos toda humanidade será substituída por robôs e IA, isso aí é outra história. Por hora, busque ser fluente digitalmente e aproveitar os benefícios das tecnologias educacionais, hoje!

Prof. Amilton Martins – Head de Educação da ENTER

inscreva-se na nossa newsletter!

    PT