preloader

Projeto Letramento em Programação inicia atividades regionais de 2019

Encontro que reuniu professores de escolas públicas ocorreu na tarde de quinta-feira (28/02)

Com o intuito de familiarizar os professores de escolas públicas com o planejamento do Projeto Letramento em Programação para 2019, ocorreu nesta quinta-feira (28/02) o primeiro encontro do cronograma de atividades deste ano letivo.

Na reunião, foram abordados pontos como o que representa esse projeto para o Instituto Ayrton Senna, como funciona a parceria da IMED com o instituto, qual os números de participantes que já passaram pela iniciativa, bem como a forma de estruturação da metodologia do projeto, os papéis de cada membro do projeto em seus respectivos municípios.

Em um segundo momento, foram expostos aos participantes as perspectivas de crescimento das ações e formações, fazendo um panorama geral de tudo que será realizado com os participantes do letramento. Os professores também tiveram contato com as ferramentas que serão utilizadas, com os materiais didáticos que foram disponibilizados para o desenvolvimento das ações, com o intuito de aprofundar o conhecimento e tirar as dúvidas na próxima formação.

“Uma novidade para 2019 foi o convite aos professores multiplicadores nas escolas para serem os professores formadores do Letramento, que auxiliarão no trabalho com programação, aplicativo e a questão da robótica também. Além disso, representantes dos municípios de Tio Hugo e Sertão participaram da reunião, afim de conhecer o projeto, do qual irão concretizar ou não a sua participação na equipe de trabalho nos próximos dias”, comenta Ariane Mileidi Pazinato, Coordenadora de Extensão da IMED que, juntamente com o Líder do INOVAEDU, professor Amilton Martins, coordenam as atividades do Projeto Letramento em Programação do Norte Gaúcho.

Em 2019, o projeto englobará atividades com alunos do 4º ao 9º ano, desenvolvendo potencialidades de criatividade e de construção com o conceito “faça você mesmo”.

Sobre o Projeto Letramento em Programação

O programa Letramento em Programação dirigido nacionalmente por Mozart Neves Ramos, Diretor de Inovação do Instituto Ayrton Senna, foi lançado em 2015 e tem por objetivo desenvolver habilidades para os cidadãos do século XXI, como fluência tecnológica, criatividade, resolução de problemas complexos e empreendedorismo, usando como vetor o pensamento computacional. Vale salientar que o objetivo do projeto não é formar programadores, e sim, através da programação, inspirar e despertar os comportamentos que potencializem as habilidades já citadas.

No ano de 2016, o Instituto Ayrton Senna fechou uma parceria com a IMED, criando a primeira iniciativa do projeto no sul do Brasil, chamado Núcleo de Programação Norte Gaúcho, coordenado e executado pela equipe do InovaEdu – Laboratório de Ciência e Inovação para a Educação da instituição, em parceria com as Prefeituras Municipais de Passo Fundo e Região.

**Fotos: Francine Tiecher / Comunicação IMED

inscreva-se na nossa newsletter!

    PT