preloader

Programa Letramento em Programação reúne professores e gestores de educação em formação

Encontro tem o intuito de instruir os professores das escolas participantes no acompanhamento das atividades do projeto

Professores da rede pública de ensino de Passo Fundo e Região, juntamente com representantes de suas respectivas secretarias de educação, estiveram reunidos na IMED para uma formação geral do Programa Letramento em Programação.

Durante o encontro, que ocorreu na tarde dessa quinta-feira (27/06) no Campus Passo Fundo, foi realizada uma formação básica para capacitar os docentes que dão acompanhamento às turmas que acontecem nas escolas de seus respectivos municípios, que vão do 4º ao 9ª ano do Ensino Fundamental, atendendo cerca de 980 alunos de 12 municípios diferentes.

Já para os gestores, a formação seguiu no intuito de reforçar a importância da presença das escolas no Letramento, além de frisar que o programa não se restringe apenas à uma simples aula de programação, mas sim, a uma vivência interdisciplinar. Na oportunidade, foram reforçados os papéis de cada agente do processo enquanto lideranças à frente do programa, dando início também aos movimentos referentes ao TechOscar, que é a formatura oficial do projeto, que está marcado para o dia 25 de outubro, no Gran Palazzo Centro de Eventos.

Outro encaminhamento que foi dado diz respeito ao acompanhamento das escolas participantes do Letramento, que terão um suporte maior em relação à realização das atividades e auxílio dos professores, observando mais de perto como o programa está acontecendo em cada uma das escolas participantes.

“A formação foi muito produtiva, sempre temos trocas de experiências muito legais com todos os participantes. Nós temos quatro professores que integram a rede do Letramento que estão nos auxiliando com essas formações, fazendo com que disseminemos um pouco mais esses momentos de capacitação, e as trocas de percepções com esses formadores são muito relevantes e importantes, para que cada um dos professores e líderes aqui na região comecem a se integrar e a se apropriar cada vez mais do que é o Letramento”, comenta a Coordenadora do Letramento Norte Gaúcho, Me. Ariane Mileidi Pazinato.

O projeto é desenvolvido na IMED desde 2016, em parceria com o Instituto Ayrton Senna, onde se criou a primeira iniciativa do projeto no sul do Brasil, chamado Núcleo de Programação Norte Gaúcho, coordenado e executado pela equipe do InovaEdu – Laboratório de Ciência e Inovação para a Educação da instituição, juntamente com as Prefeituras Municipais da Região. O Programa Letramento em programação tem o intuito de desenvolver habilidades para os cidadãos do século XXI, como fluência tecnológica, criatividade, resolução de problemas complexos e empreendedorismo, usando como vetor o pensamento computacional.

**Fotos e texto: Francine Tiecher / Comunicação IMED

inscreva-se na nossa newsletter!

    PT