preloader

Letramento em Programação encerra ciclo de atividades 2021

Entrega de medalhas aos coordenadores municipais dos programas de Passo Fundo e Porto Alegre simbolizou o encerramento de ações anuais do projeto no Estado

O Núcleo Norte Gaúcho do Letramento em Programação contribui com a promoção da Educação Integral, desenvolvendo o pensamento computacional por meio de práticas de programação de computadores, com foco em estudantes de escolas públicas de ensino fundamental do Norte Gaúcho, apoiando no desenvolvimento de metodologias ativas, materiais didáticos, instrumentos de análise de resultados e pesquisa aplicada à educação. O projeto é mantido pelo Instituto Jama, parceiro apoiador desde 2019.

Para simbolizar o encerramento de ciclo de atividades de 2021, o Programa Letramento em Programação realizou a entrega de medalhas aos coordenadores municipais dos programas da Região de Passo Fundo e de Porto Alegre.

Em Porto Alegre, foram entregues medalhas para oito escolas municipais da capital, duas Organizações Não-Governamentais – ONG’s (Santa Zita de Lucca e OSC Renascer da Esperança) e para duas escolas de Nova Santa Rita.

Já em Passo Fundo, a entrega ocorreu para os representantes de 17 municípios da região: Almirante Tamandaré do Sul, Capão Bonito do Sul, Caseiros, Carazinho, Coxilha, Ernestina, Getúlio Vargas, Lagoa Vermelha, Marau, Mato Castelhano, Passo Fundo, Sananduva, São João da Urtiga, Santa Rosa, Sertão, Tapejara e Tio Hugo, incluindo mais seis escolas estaduais da 7ª CRE.

A formatura online dos alunos do projeto acontece no dia 05 de novembro, próxima sexta-feira, sendo que o encerramento oficial de ações do programa se dá com a Feira de Projetos, realizada em cada escola dos municípios participantes, em que os estudantes recebem suas medalhas.

A feira de projetos é um momento em que é compartilhado o trabalho realizado durante o ano no Letramento em Programação, em que também são socializados os projetos e aprendizagens do período, sendo que algumas escolas já possuem a atividade em seus calendários, de forma sistematizada.

“Estamos felizes por temos conseguido finalizar este ano apesar de todos os obstáculos, pandemia, aulas online, falta de acesso e equipamentos por parte dos estudantes, formação dos professores multiplicadores, enfim, todos com muito mérito pois ninguém desistiu. Aprendemos na prática a importância das competências sócio emocionais com as idas e vindas deste ano, e alguns municípios também tiveram que parar no meio do caminho por questões administrativas. De qualquer forma, agradecemos os municípios parceiros que acreditaram e abraçaram o programa com dedicação e responsabilidade. Esperamos que 2022 seja mais ameno em relação ao distanciamento, e que possamos trocar energias presenciais com segurança, uma vez que queremos ampliar o leque de atuação do programa, já que estamos em contato com novos municípios de outras regiões do Estado como Erechim, Ijuí e Santa Maria, que já manifestaram interesse em desenvolver o Letramento em Programação em suas cidades”, frisa Irani Roani, Articuladora do Letramento Norte Gaúcho.
Em 2021, o Letramento contou com 19 novos municípios, com 100 escolas e mais de 2.000 alunos que participaram ativamente do cronograma de ações, que ocorreu de forma online por conta da pandemia.

“Para 2022, o Programa #TeuFuturo vai ser desenvolvido em cinco regionais do Estado: Passo Fundo, Porto Alegre, Ijuí, Erechim e Santa Maria. Dentro das regionais também buscaremos outras cidades que podem querer participar. Para os municípios interessados em participar, é só entrar em contato conosco para participar do Letramento. A nossa expectativa é até 2025 alcançarmos mais de 10 mil jovens em todo o Estado do Rio Grande do Sul, trabalhando a educação integral do pensamento computacional com a prática de programação de computadores”, frisa Amilton Martins, Líder do InovaEdu.

O Letramento em Programação é desenvolvido na IMED desde 2016, em parceria com o Instituto Ayrton Senna, onde foi criada a primeira iniciativa do projeto no sul do Brasil, chamado Núcleo de Programação Norte Gaúcho, coordenado e executado pela equipe do InovaEdu – Laboratório de Ciência e Inovação para a Educação da instituição, juntamente com as Prefeituras Municipais da Região.

O projeto tem o intuito de desenvolver habilidades para os cidadãos do século XXI, como fluência tecnológica, criatividade, resolução de problemas complexos e empreendedorismo, usando como vetor o pensamento computacional.

Texto: Francine Tiecher

inscreva-se na nossa newsletter!

    PT